O leilão para a concessão das operações das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, que conta com estações em Guarulhos e que deve chegar à região de Bonsucesso, realizado na tarde desta sexta-feira, teve o Grupo Comporte, como vencedor.
A empresa é administrada pela família do empresário Nenê Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil e fundador da empresa Gol Linhas Aéreas.
A Comporte ofereceu desconto de 2,57% sobre as contraprestações que o governo paulista deverá pagar ao concessionário, cujo montante máximo foi calculado em até R$ 1,49 bilhão ao ano. Com isso, o governo pagará um pouco menos do que esse montante máximo.
O Grupo Comporte é o mesmo que vai construir o trem de ligação entre a capital paulista e a cidade de Campinas, no interior de SP.
A CCR, que saiu derrotada da disputa, ofereceu 1,45% de desconto. Como a diferença entre as propostas foi acima de 20%, não houve nova rodada de lances. O Grupo CCR, por meio da Viamobilidade, já administra duas linhas de trem em São Paulo: Esmeralda e Diamante.
A concessão de 25 anos prevê R$ 14,3 bilhões de investimentos por parte da empresa vencedora nas três linhas, segundo a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em Guarulhos, a ampliação da linha 13-Jade prevê novas estações no Jardim dos Eucaliptos (Malvinas), São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, a partir da estação Aeroporto.