O movimento TAZ Guarulhos coletou mais de duas mil assinaturas de pessoas que pedem para a Prefeitura de Guarulhos publicar edital para selecionar projetos de grupos de teatro e dança que se apresentem no município. A medida é garantida pela Lei n° 6.628, que institui o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança, que na opinião do movimento ainda não saiu do papel.
O TAZ é formado por sete grupos de teatro, um grupo de dança e alguns artistas plásticos. O ator e conselheiro de Cultura, Franklin Jones, 29 anos, que integra o movimento, diz que a Secretaria de Cultura não atende as solicitações para receber o movimento. "Gastam milhões em shows e esquecem dos outros espetáculos", diz. Ele ressalta que a Prefeitura de São Paulo investe R$ 14 milhões com projetos de grupos de teatro.
O vereador Edmílson Souza (PT), autor da Lei n° 6.628 e ex-secretário de Cultura, diz que a Prefeitura deveria cumprir a legislação. "Tem que colocar em prática e a mobilização dos grupos de teatro é para tentar garantir isso", afirma.
Em nota, a Secretaria Municipal da Cultura afirma que realiza há vários anos o Encontro de Dança e o Encontro de Teatro da Cidade. A secretaria responde que inaugurou neste ano a Escola Municipal de Teatro e disponibilizou espaços para os grupos. A pasta explica que está formatando um novo projeto, voltado ao teatro e a dança, com atendimento na periferia, que será apresentado em agosto e viabilizado até final do ano.