No jogo que marcou o reencontro de Luiz Felipe Scolari com alguns dos principais jogadores que ajudaram a Alemanha a golear o Brasil por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, o técnico acabou levando a melhor nesta quinta-feira. Agora no Guangzhou Evergrande, ele comandou o time chinês em partida contra o Bayern de Munique, na China, onde os anfitriões levaram a melhor nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal.
No confronto amistoso que serve de preparação para o time alemão em sua pré-temporada, Felipão reviu Manuel Neuer, Jerome Boateng, Phillip Lahm e Thomas Müller, titulares da Alemanha naquele humilhante jogo para a seleção brasileira em Belo Horizonte, assim como Mario Götze, que ficou na reserva contra o Brasil.
Na disputa por pênaltis desta quinta no Tianhe Stadium, em Guangzou, Müller desperdiçou a sua cobrança logo na primeira penalidade. O atacante, que abriu o placar para a Alemanha no 7 a 1 conquistado no ano passado, bateu muito mal e parou na defesa do goleiro Zheng Cheng. Depois, o brasileiro Paulinho, Young-Gwon (com uma bela cavadinha), Yu Hanchao, Zhao Xuri e Feng Xiaoting converteram as cobranças dos chineses, enquanto Xabi Alonso, Boateng, Douglas Costa e Thiago Alcântara fizeram para a equipe alemã.
Antes de ser parado pelo Guangzhou, o Bayern havia derrotado a Inter de Milão por 1 a 0 e goleado o Sevilla por 4 a 1 nesta competição amistosa. Desta vez, a equipe alemã não conseguiu aproveitar as chances que teve de marcar, assim como o time da casa também desperdiçou boas oportunidades.
Paulinho, Robinho e Ricardo Goulart disputaram o amistoso desta quinta como titulares, sendo que o primeiro deles enfrentou a Alemanha no Mundial do ano passado. Naquela ocasião, ele iniciou o confronto como reserva e entrou em campo após o intervalo, quando o Brasil já perdia por 5 a 0.
Já pelo lado alemão, entre os jogadores da seleção que jogaram contra o Brasil no ano passado, Neuer e Boateng atuaram como titulares nesta quinta, enquanto Lahm e Müller só foram colocados em campo pelo técnico Pep Guardiola na etapa final. O treinador espanhol, por sua vez, conversou e trocou elogios com Felipão pouco antes de a bola rolar na China.
Entre os brasileiros que estiveram em campo pelo lado do Bayern, Rafinha iniciou o confronto como titular, enquanto Douglas Costa, reforço recém-contratado, entrou na etapa final. Nenhum deles conseguiu se destacar. Já Müller parou em duas boas defesas de Zeng Cheng, enquanto Gao Lin, também no segundo tempo, desperdiçou a melhor chance de marcar do jogo, após ficar cara a cara com o goleiro Lucic e chutar para fora. E, finalmente nos pênaltis, o time chinês venceu por 5 a 4.