Policial

Guarda Civil começa a receber armas da Campanha do Desarmamento

Entrega das armas pode ser feita na Inspetoria Regional ou no Centro de Formação da GCM

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública, firmou convênio junto ao Ministério da Justiça, para fazer parte da Campanha Nacional do Desarmamento 2011. Com o convênio, duas bases da Guarda Civil Municipal estão aptas a receber armas de fogo de cidadãos queiram se desfazer delas. A campanha nacional tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País.

O lançamento foi feito na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva do secretário de segurança de Guarulhos, João Dárcio Ribeiro, que acompanhou a entrega de um revólver calibre 38 feita diretamente em seu gabinete. "Quanto menos armas estiverem em circulação, menor a probabilidade de termos acidentes que podem tirar a vida de uma pessoa", disse o secretário lembrando alguns casos de crianças e adolescentes que já perderam a vida acidentalmente ao manusear armas.

Qualquer pessoa que queira entregar uma arma de fogo deve retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma. Para conseguir a guia, basta entrar no site da PF. Com ela, a pessoa pode se locomover de maneira legal e segura. Importante, ainda, descarregar e embalar a arma. Munições devem ser levadas separadamente, mas não serão indenizadas. A identificação de quem quiser entregar a arma não é obrigatória. "Quem não tiver acesso a internet pode vir até o posto da GCM que retiramos a guia para o interessado", explicou Ademir Siqueira, gerente administrativo da Guarda Civil. A campanha vai até o próximo dia 31 de dezembro.

Armas entregues virarão árvores

Para cada arma entregue na campanha de desarmamento, uma árvore será plantada em um novo bosque que será criado em Guarulhos. O anúncio do local exato será no dia 4 de dezembro, mas foi revelado a imprensa que a área ficará próxima ao Bosque Maia. Estima-se que cerca de 300 árvores serão plantadas no próximo mês. A iniciativa é do "Programa Correntes do Bem. Todos pela Paz em Guarulhos".

Posso ajudar?