Aos 15 anos, a guarulhense Eduarda Leite foi convocada pela primeira vez para um período de treinos com a categoria sub-18 da Seleção Paulista de voleibol. Atleta do São Caetano, “Duda”, como é conhecida, foi a única moradora da cidade a ser convidada para a equipe que se prepara para o Campeonato Brasileiro de seleções.
Dois anos mais jovem do que a maioria das jogadoras convocadas, a oposta de 1,86 de altura, que já teve passagens pela categoria sub-16 da mesma seleção, mantém os pés no chão quando questionada sobre o futuro dentro das melhores atletas do estado. “Preciso focar na seletiva e, caso eu passe, vou tentar contribuir da melhor forma possível com o time”, pondera.
Campeã dos Jogos Infantis, com direito a atuação de gala na final diante do Sesi, quando anotou 19 pontos e bicampeã do torneio Sindi Clube, por Corinthians e pelo próprio São Caetano, a atleta recorda o início da sua jornada, treinando em Guarulhos. “Comecei com o professor Vinicius, que ensinava fundamentos no ginásio João do Pulo. Depois, fui indicada para a Avog (Associação de Voleibol Guarulhense) e tive grande aprendizado com o treinador Marcos, que pegava no meu pé por ser canhota e ter que jogar de forma diferente”, afirma.
O Campeonato Brasileiro de seleções acontece entre os dias 9 e 14 de março, no município de Saquarema, no Rio de Janeiro.