O jovem guarulhense, Lucas Azevedo Viana Silva, de 18 anos, está entre os finalistas do Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, projeto da Organização Pan Americana de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Lucas concorre a uma viagem internacional.
O prêmio tem objetivo de aproximar os adolescentes dos serviços públicos de saúde e disseminar informações sobre saúde reprodutiva e sexual do adolescente.
Em entrevista ao GuarulhosWeb, o finalista explicou que desenvolveu o projeto do aplicativo DST Zero, em uma semana. “Depois de me inscrever meu computador quebrou, quando faltava uma semana para entregar o projeto me animei e comecei a pesquisar sobre o assunto e desenvolvi o aplicativo enquanto trabalhava” , contou.
Lucas terminou o ensino médio e atualmente trabalha em uma agência de turismo. Ele pretende ingressar na faculdade de aviação civil no próximo semestre. “Não tive experiência com doenças sexualmente transmissíveis, ou exemplos na família, foi com muita pesquisa e dedicação ao projeto que consegui desenvolver o aplicativo”, explicou.
O processo de seleção dos melhores aplicativos é baseado em 50% de votos populares e 50% júri técnico. Para baixar o aplicativo DST Zero e outros aplicativos finalistas basta entre no site http://www.aplicativosaudeadolescente.com.br/ até o dia 26 de novembro, quando será encerrada a votação. O resultado será divulgado no dia 27 de novembro.
Serão premiadas três categorias, individual – adolescentes de 10 a 19 anos, Coletivo – mínimo 2 e no máximo 3 adolescentes atendidos por uma das Casas do Adolescente do estado de São Paulo, Coletivo ONGs – inscrição de no mínimo 2 e no máximo 3 adolescentes atendidos por organizações não governamentais que atuem no estado de São Paulo.
Os premiados concorrem a uma viagem à Oakland (EUA) para participar de um Congresso de tecnologia (com direito a um acompanhante) e participação em 1 evento de saúde no Rio de Janeiro (RJ), com todas as despesas pagas.
O aplicativo
O aplicativo DST Zero desenvolvido por Lucas ajuda adolescentes a buscar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com linguagem simples e com conteúdo que ajuda a identificar doenças e busca por tratamentos próximos a residência do usuário.
O principal objetivo do aplicativo é zerar o índice de adolescentes com DSTs através da conscientização de forma interativa e prática. Apesar de ser voltado para o público adolescente, o aplicativo pode ser utilizando também por adultos que também podem contrair DSTs.
Para baixa o aplicativo DST Zero: app.vc/dstzero