A guarulhense Monica Sanches chegou à Turquia no início da madrugada da última segunda-feira, dia 6, por volta da meia-noite. Hospedou-se em um hotel em Ankara e foi dormir pouco depois da 1h, já que estava bastante cansada da viagem. Por volta das 5h, o país foi afetado pelo terremoto que já soma mais de 12 mil mortos.
No entanto, Monica não percebeu o tremor, cujo epicentro ocorreu próximo à fronteira com a Síria, a aproximadamente 600 quilômetros dali. Somente no café da manhã, soube da tragédia, mas ainda sem saber das dimensões do que estava ocorrendo.
A primeira reação da biomédica foi enviar mensagens para familiares em Guarulhos para tranquiliza-los. Monica atua com assuntos regulatórios de produtos para saúde e foi à Turquia para realizar auditorias em empresas de lá que mantém relações com o Brasil.
No mesmo dia, ainda pela manhã, seguiu para o trabalho numa empresa de Ankara. No local, soube que diversos profissionais estavam bastante abalados com o terremoto, já que tinham familiares vivendo na região afetada e estariam soterrados. Contou que o clima no país era de completa consternação. “O clima era tenso e horrível. As pessoas estavam bastante abaladas em busca de notícias que não eram boas”, afirmou.
Somente nesta quarta-feira, pessoas com quem ela mantinha contato na Turquia contaram que seus parentes foram encontrados mortos. “Teve um que perdeu a família inteira. O dono da empresa perdeu a mãe e a irmã, que foram soterradas e morreram”, contou ao GuarulhosWeb. A auditoria que se encerraria nesta quinta-feira deve terminar antes, já que o dia será todo de funerais. Na sexta-feira, Monica retorna a Guarulhos. “Por sorte, a região atingida não estava no meu roteiro”, finalizou.