A temporada da Moto2 alcançou um ponto auge neste domingo (9) em Portimão, com o Grande Prêmio de Portugal entregando uma corrida extremamente disputada e estratégica. O guarulhense Diogo Moreira deu uma verdadeira aula de estratégia e resiliência, culminando na ultrapassagem decisiva sobre Colin Veijer nas voltas finais para garantir a vitória mais importante de sua temporada.
Com esta performance, e o principal rival, Manu González, terminando a prova na sexta posição, a diferença no Mundial subiu para 24 pontos, restando apenas 25 em jogo na etapa final em Valência. Moreira está a um único ponto de ser coroado Campeão Mundial de Moto2.
Cenário Pré-corrida e largada
Diogo Moreira chegou ao domingo com chances reais de garantir o título com uma corrida de antecedência. Para isso, ele precisaria aumentar sua vantagem de nove para pelo menos 26 pontos, o que seria possível com combinações específicas: Moreira vencer com González terminando em oitavo ou abaixo; ou Moreira ser segundo com o espanhol em 13º ou abaixo.
Antes mesmo da largada, houve uma alteração no grid: Dani Muñoz recebeu uma punição por atrapalhar Alonso López, caindo para décimo e promovendo Manu González para a sétima posição.

Moreira largou muito bem, conseguindo “estilingar” na frente já na primeira curva, assumindo a ponta, enquanto González manteve a sétima posição, concentrado em atacar Alonso. Veijer subiu para segundo, com Dixon caindo para terceiro e Vietti em quarto. Ao final do primeiro giro, Moreira mantinha 0s4 de vantagem sobre Veijer.
Aos poucos, Veijer foi se aproximando. No início da terceira volta, o holandês já estava colado no brasileiro, e ambos abriram 0s3 de vantagem para Dixon. Enquanto isso, González subia para quinto, após passar Vietti.
Já no giro seguinte, Veijer aproveitou o vácuo na reta principal e deu o bote na curva 1, ultrapassando Diogo e assumindo a liderança. Com Moreira em segundo e González em quinto, a diferença no campeonato subia momentaneamente para 18 pontos.
Veijer começou a abrir distância, chegando a 0s4 na volta seguinte. Neste momento, Dixon ensaiou um ataque sobre Diogo, mas acabou se descuidando, o que permitiu a Alonso dar o bote na curva 1 e assumir a posição. Logo atrás, uma balançada de González o fez perder contato, caindo para sétimo, perdendo posições para Canet e Vietti. A diferença no Mundial subiu para 20 pontos.
Quando a prova atingiu seu primeiro terço, na volta 7 de 21, a diferença de Veijer para Moreira oscilava entre 0s250 e 0s350, com Alonso se aproximando do brasileiro. González, seguia em sétimo, mas sob pressão de Baltus. Contudo, a pressão do belga fez com que o espanhol apertasse o passo, ultrapassando novamente Vietti pela sexta colocação.
Na décima volta, Veijer aumentava sua vantagem para Moreira para 0s5, com o brasileiro mantendo 1s de distância para Alonso. González passava Dixon e subia novamente para quinto, embora a 1s5 de Alonso.
A cinco voltas do fim, Diogo demonstrou ter gerenciado melhor os pneus e conseguiu encostar de vez em Veijer, chegando na reta principal a apenas 0s150 do holandês. González, por sua vez, seguia em sexto, colado em Baltus na busca pela quinta posição.
Na antepenúltima volta, o momento decisivo: um erro de Veijer em uma das curvas permitiu ao brasileiro retomar a liderança de forma categórica. Quase simultaneamente, González cometeu um erro na primeira curva, perdendo contato para Baltus e permanecendo em sexto.
No final, Diogo Moreira conquista uma vitória importantíssima no GP de Portugal, abrindo 24 pontos de vantagem no Mundial. A taça está praticamente nas mãos do guarulhense. O pódio foi completado por Colin Veijer e David Alonso, enquanto Manu González terminou a prova na sexta posição.

Classificação Final do GP de Portugal
1° Lugar – Diogo Moreira (Italtrans Racing Team)
2° Lugar – Colin Veijer (Ajo Motorsport)
3° Lugar – David Alonso (CFMOTO Inde Aspar Team)
4° Lugar – Aron Canet (Fantic Racing)
5° Lugar – Barry Baltus (Fantic Racing)
6° Lugar – Manuel Gonzalez (Liqui Moly Dynavolt Intact GP)
7° Lugar – Dani Holgado (CFMOTO Inde Aspar Team)
8° Lugar – Albert Arenas (ITALJET Gresini Moto2)
9° Lugar – Senna Agius (Liqui Moly Dynavolt Intact GP)
10° Lugar – Izán Guevara (BLU CRU Pramac Yamaha Moto2)
11° Lugar – Daniel Muñoz (Ajo Motorsport)
12º Lugar – Alex Escrig (KLINT Forward Factory Team)
13º Lugar – Celestino Vietti (Beta Tools SpeedRS Team)
14º Lugar – Iván Ortolá (QJMOTOR – FRINSA – MSI)
15º Lugar – Filip Salač (Elf Marc VDS Racing Team)
16º Lugar – Zonta van den Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP).
17º Lugar – Tony Arbolino (BLU CRU Pramac Yamaha Moto2).
18º Lugar – Ángel Huertas (Italtrans Racing Team).
19º Lugar – Alonso López (Beta Tools SpeedRS Team).
20º Lugar – Sergio García (ITALJET Gresini Moto2).
21º Lugar – Mario Aji (Honda Team Asia).
22º Lugar – Jorge Navarro (KLINT Forward Factory Team).
23º Lugar – Yuki Kunii (Honda Team Asia).
24º Lugar – Alessandro Morosi (Fantic Racing Eagle-1).
25º Lugar – Jake Dixon (Elf Marc VDS Racing Team)


