Cidades

Guarulhenses denunciam aparecimento de escorpiões em diversos bairros

Moradores do Parque Continental II e do Jardim Angélica foram surpreendidos nos últimos dias pelo aparecimento de escorpiões. A picada do animal pode causar enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares, queda da pressão e até a morte.
 
Segundo a Secretaria da Saúde, o Continental aparece entre os bairros com maior incidência de casos do inseto. Foram notificadas 25 pessoas vítimas de picadas de escorpião só em 2018.
 
Adilson Rodrigues de Oliveira, de 49 anos, mora ao lado do PEV Parque Continental II, na rua Pastor João Nunes. Ele encontrou o animal em um matagal ao lado do PEV e prendeu o escorpião em um pote de vidro.
 
A moradora do Jardim Angélica, Rita de Cássia Pereira, de 38 anos, contou que mora próximo a uma escola e teme que os animais possam picar as crianças que frequentam a unidade de ensino.
 
A Prefeitura orienta os moradores que observarem a presença destes animais para entrar em contato com a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone: 2436-3666. Para avisar sobre a ocorrência e receber orientações preventivas.
 
Ainda segundo a administração, caso consigam capturá-los vivos, o ideal é manter em recipiente com tampa fechada e com um pedaço de algodão umedecido com água. Caso estejam mortos, mantê-los em recipiente com tampa fechada e com álcool, a fim de conservar o espécime para identificação. “A Seção Técnica de Controle de Animais Sinantrópicos e Vetores registra a ocorrência da presença de escorpião e realiza atendimento local para verificar as condições do imóvel e do ambiente no entorno”, afirmou a Secretaria de Saúde, em nota.
 
De acordo com dados do CCZ, em 2018 consta o atendimento a 73 solicitações, com a captura de 50 escorpiões, além de 111 escorpiões encaminhados por munícipes para identificação; totalizando 161 espécimes.
 
Os locais de maior incidência são: Parque Continental, Vila Endres, Vila Rosália, Jardim Palmira, Vila Galvão, Jardim Paraíso, Jardim Beirute, Jardim Santa Beatriz, Jardim Santa Maria, Macedo, Jardim Triunfo, Jardim Ponte Alta, Cidade Soberana, Jardim Angélica, Jardim Guilhermino e Jardim Santo Afonso. As ocorrências de escorpiões estão sempre relacionadas com a proximidade de cursos d’água e terrenos baldios com presença de entulhos.
 
O que fazer em caso de picada
Caso o munícipe seja picado pelo escorpião, ele deve procurar o serviço médico imediatamente e, se possível, levar o escorpião para que seja identificada a espécie. Em Guarulhos a referência para acidentes com crianças e idosos é o Hospital Municipal de Urgências (HMU). Acidentes em adultos procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que fará os primeiros atendimentos e, conforme o caso, poderá encaminhar o paciente para o HMU.
 

Posso ajudar?