Cidades

Guarulhenses descumprem leis e ajudam a prejudicar trânsito

Durante cinco dias, a reportagem flagrou diversas irregularidades, desde pequenas infrações até manobras arriscadas de motoristas em diversos trechos da cidade

Mudanças de sentido de vias, instalação de radares, semáforos e lombadas eletrônicas em determinadas ruas e avenidas da cidade. Tudo isso é alvo de críticas dos motoristas guarulhenses, que tem como alvo a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT).

Mas, basta um olhar um pouco mais crítico para constatar que o próprio motorista da cidade não contribui para um trânsito melhor.

Durante cinco dias, a reportagem flagrou diversas irregularidades, desde pequenas infrações até manobras arriscadas de motoristas em diversos trechos da cidade.
Na avenida Jamil João Zarif, que interliga bairros como Cidade Seródio, Cidade Soberana, Jardim Fortaleza e Jardim São João, ultrapassagens em fila dupla pela contramão são corriqueiros, principalmente quando o tráfego de caminhões, comum na região, gera lentidão no trânsito local.

Segundo o tapeceiro Frank Barros, 29, que trabalha às margens da avenida, o mais comum são acidentes envolvendo motoqueiros.

"Já me acostumei a ver acidentes aqui e, com motoqueiro, acontece direto. A maioria deles por imprudência dos condutores", opina, citando um acidente ocorrido nesta quinta-feira, quando um ônibus colidiu com a traseira de uma Saveiro.

Na avenida Renato de Andrade Maia, o Guarulhos Hoje flagrou uma cena cotidiana: veículos estacionados em lugares proibidos. Próximo da Maternidade Jesus, José e Maria (JJM), em frente a um condomínio residencial, uma árvore tapava a frente de uma placa de Proibido Estacionar e dois carros encontravam-se parados logo abaixo da sinalização.

Outra cena comum é o estacionamento em esquinas, desrespeitando o artigo 181, que determina a proibição do estacionamento de veículos a menos de cinco metros do cruzamento entre duas vias. E nem os radares parecem intimidar os motoristas. Na avenida Tiradentes, no cruzamento com a Paulo Faccini, um motoqueiro parou sobre a faixa de pedestres enquanto aguardava o semáforo abrir.

2010 fechou com 145 mil multas – Segundo levantamento do Departamento Administrativo e Financeiro, da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), durante todo o ano passado foram registradas 24.459 autuações por ultrapassagem ao sinal vermelho e 35.282 por estacionamento em local e/ou horário proibidos. O maior número de multas foi aplicada por excesso de velocidade, com 85.574 registros.


Posso ajudar?