Esportes

Guarulhenses faturam título mundial de softbol nos EUA

A taça foi garantida nesta quarta-feira, ao baterem as americanas do South Florida Mini Bulls, do estado da Flórida, pelo placar de 3 a 2 na partida decisiva

Três guarulhenses, integrantes da Seleção Brasileira de softbol feminino, conquistaram o título da Copa Mundial na categoria sub-16, disputada nos Estados Unidos, na cidade de Plant City. A taça foi garantida nesta quarta-feira, ao baterem as americanas do South Florida Mini Bulls, do estado da Flórida, pelo placar de 3 a 2 na partida decisiva.

A receptora Karen Tie Kobashikawa, a interbases Letícia Suemi Matsuoka e a mais jovem, a jardineira-central Yip Kimberly Chan, de apenas 14 anos, todas atletas da equipe de Guarulhos, participaram da campanha do título mundial.

Foram apenas três derrotas em 10 partidas disputadas em um intervalo de somente sete dias.

Campanha – As meninas do Brasil estrearam no dia 30 de dezembro, com uma vitória por 2 a 0 sobre o White Rock Renegades, do país-sede. No dia seguinte, véspera de ano novo, a Seleção não teve um bom dia e perdeu por 3 a 1 para o Northwest Elite e 6 a 0 contra o Sarasota Quicksilver.

Virou o ano e no primeiro dia de 2011, o desempenho melhorou, mas ainda não o suficiente para superar o Orlando Flames e nova derrota por 5 a 4. Mas, no mesmo dia, as brasileiras lavaram a alma contra a seleção de Filipinas e a maior vitória veio por 10 a 1, garantindo a classificação para a fase final.

Na etapa seguinte, o Brasil se acertou e não perdeu mais. No dia 2 de janeiro, no confronto com a Coreia do Sul, 8 a 4 para as brasileiras. E, na sequência, foram três vitórias seguidas sem sofrer sequer um ponto. No dia 3, 5 a 0 no Regina Gold, e 5 a 0 no Ontario Black, ambos do Canadá, e 7 a 0 sobre Porto Rico no dia 4.

A final, nesta quarta, foi eletrizante, como se espera de uma partida decisiva, mas o Brasil foi melhor e, com 3 a 2 no placar, venceram o torneio. “Nossas meninas mantiveram a calma e aguentaram a pressão das adversárias. Vencendo até a entrada do 4º inning por 2 a 1, levamos um home-run. No sexto inning fizemos o ponto do desempate, ai foi só segurar o ataque americano”, contou o dirigente da delegação, Paulo Tanaka.

Posso ajudar?