Cidades

Guarulhenses participam de maior evento de escotismo do Brasil

Guarulhos participará do maior acampamento de escoteiros do Brasil, que terá inicio neste domingo (11) e se estende até sexta-feira (16). O evento acontecerá na região metropolitana de Natal, e receberá 4.215 participantes. O Grupo Escoteiro Guaru está enviando para o evento seis jovens e 3 adultos e tem o apoio da Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretária de Assistência Social e Secretária de Transportes e Transito.

 

Os representantes da cidade saíram em uma van, no dia 7 de janeiro de sua sede na Cidade mirim Ayrton Senna – localizada dentro do Parque Fracalanza na Vila Augusta – e tem chegada prevista em Natal no dia 10 na parte da tarde. A viagem contará com paradas em várias cidade para alimentação e pernoite.

 

O evento

 

O tema do maior acampamento escoteiro do Brasil deste ano será “o mundo que queremos”. O evento recebe jovens entre 11 e 17 anos, de 23 estados e tem como objetivo compartilhar experiências e culturas, resgatando também temas atuais com isso a organização pretende informar, conscientiza e comprometer os participantes em ações e projetos que possam guiá-los para um futuro em um mundo melhor.

O evento contará ainda com a participação de um pequeno número de escoteiros americanos, chilenos e portugueses. 

Para que tudo ocorra com organização à realização das oficinas e módulos de atividade dentro do Parque Aristófanes Fernandes – local oficial do evento – o programa terá uma supervisão feita por uma Equipe de Serviços composta por 1.025 pessoas, 142 coordenadores e um Comitê Oficial com cinco membros.

O Campo

Para quem está em Natal é possível entre os dias 13 e 15 de janeiro, das 14h às 18h, visitar as áreas comuns do evento. Apenas o espaço de acampamento estará fechado para a visitação por motivos de segurança.

Para a identificação do VI Jamboree Nacional Escoteiro, a organização criou um emblema que traz três elementos tradicionais da região de Natal: o caju, o Morro do Careca e um sol brilhante.

Dentro do campo os participantes ainda terão uma moeda interna, que ganhou o nome de “caju” e um mascote, o Lagarto do Rabo Azul.

Escoteiros

O estado de São Paulo reúne o maior contingente de participantes de todo o território brasileiro estima-se que no estado há mais de mil escoteiros em seguida aparece o estado do Rio Grande do Sul com 550 e o terceiro lugar fica com Paraná com mais de 470 inscritos.

No Brasil o primeiro grupo de escoteiro foi criado em 1924, tem como objetivo desenvolver trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, desenvolvendo a valorização do equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos cocientes e atuantes na sociedade.

No Brasil os escoteiros estão presentes em 563 cidades, são 1.252 que em 2013 contabilizou 83.526 escoteiros entre eles adultos voluntários que transmitem o que sabem para os novos integrantes e ajudam a propagar a cultura do escotismo.

Acredita-se que o movimento conta com cerca de 40 milhões de pessoas, em ais de 216 paises e territórios.

Posso ajudar?