Com um gesto de solidariedade à população das cidades mineira devastadas pelo rompimento de barragens de rejeitos da mineradora Samarco, a partir de Mariana, guarulhenses se mobilizam para arrecadar água em pelo menos três pontos da cidade para enviar aos municípios mineiros atingidos pela tragédia, que deixou 15 mortos e muitos desaparecidos. Há também uma outra ação liderada pelo SindiCargas, que se propõe inclusive a levar em caminhões o material arrecadado em Guarulhos. O grupo Irmãos do Asfalto MC também faz arrecadação.
As doações estão sendo recepcionadas nos bairros do Bom Clima, Centro e Jardim Presidente Dutra. A iniciativa partiu de populares da região que arrecada as doações em parceria com unidade local do Centro de Formação de Condutores (CFC). Os donativos arrecadados serão transportados pela ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Brasil).
“Começamos a ver os problemas enfrentados pelas cidades de Minas em virtude do rompimento da barragem e ficamos preocupados. O movimento começou a crescer e conseguimos uma parceria com o CFC do Presidente Dutra para abrigar as doações como foco nas necessidades de Governador Valadares (MG). Vamos encaminhar as doações para a ADRA e os Franciscanos que vão levar as doações”, explicou a coordenadora do movimento popular, Deize Anseloni.
Esta agência também estende a ação para cidades do estado do Espirito Santo, que devem ser atingidas, ainda, esta semana pela lama misturada com rejeitos minerais pesados que trafegam pela extensão dos quase 900 quilômetros do Rio Doce.
A entrega da água e outros mantimentos arrecadados devem partir de Guarulhos no próximo sábado, 21, com destino inicial a cidade de Governador Valadares (MG), que está com seu abastecimento de água comprometido e sem previsão para restabelecimento.
Sindicargas
Além da mobilização popular, o Sindicargas (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas) também está contribuindo para amenizar os efeitos drásticos causados pelo acidente ambiental que arrasou pelo menos seis distritos da região Central do estado de Minas Gerais, em especial, os que são banhados pelo Rio Doce. O sindicato recebe as doações até a próxima quarta-feira, 25.
“A nossa iniciativa inicial foi em torno da água, mas sabemos que a cidade de Mariana (MG) depende de outros mantimentos não perecível, até por que a própria cidade de Governador Valadares (MG) está sem água. Teve um sindicato do Rio Grande do Norte que nos doou uma certa quantidade de água para envio”, revelou o diretor do Sindicargas, Edson Neri.
Motociclistas
O grupo Irmãos do Asfalto MC pede a doação de galões de 5 litros de água. A arrecadação pode ser feita em dois endereços, no bairro Santa Emília
Confira os locais de doação:
*Rua Nova York, 840 – Jardim Presidente Dutra;
*Rua Nilo Peçanha, 840 – Centro;
*Rua Ana Cecília, 100 – Taboão
* Sindcarga Guarulhos – avenida José Lourenço Neves, 506, Bom Clima. Tels. 2441-4974 e 2447-0945
* Sede Nacional dos Irmãos do Asfalto – Av. Martins Junior , 1806 – (somente quartas-feiras e sábados a partir das 20h)
* Bar Estradeiros – Av. Martins Junior, 704 – Todos os dias das 8h às 21h