Saúde

Guarulhos acumula 6 dias de redução de novos casos de Covid-19

Levantamento do Governo do Estado mostra tendência de queda nos últimos sete dias em Guarulhos

Segundo levantamento divulgado diariamente pelo Governo do Estado, Guarulhos completou nesta segunda-feira, 8/06, seis dias de queda no registro de novos casos de Covid-19, só interrompida no sábado, que apresentou um caso novo a mais do que na sexta. A desaceleração pode representar, caso a tendência se confirme, que a cidade atingiu – ou está próxima de atingir – o pico da pandemia.

Na terça-feira, 2, foi registrado em Guarulhos o maior crescimento no número de casos desde o início da pandemia. Foram 220 registros em um só dia. Desde então, foram quedas sucessivas: 129 na quarta, 120 na quinta e 116 na sexta. A oscilação para 117 no sábado foi seguida de novas quedas, para 65 no domingo e apenas 24 nesta segunda, 8/06.

O número mais baixo neste dia 8 pode ter ocorrido devido à dificuldade em obter confirmações nos fins de semana, devido ao não funcionamento de alguns serviços de saúde. Geralmente, estas perdas são compensadas nos números de segunda e terça-feira, como apontam os históricos da doença.

Mesmo assim, as quedas também podem ser percebidas nos registros de mortes confirmadas por Covid-19. No último dia 5, Guarulhos teve o maior número de óbitos em um só dia: 26. Depois, nos dias seguintes, foram 6 no sábado e 10 no domingo, segundo os levantamentos que constam no site disponibilizado pelo Governo do Estado. As informações diferem um pouco dos dados informados diariamente pela Vigilância Epidemiológica do Município, geralmente mais baixas, devido à demora na prestação de informações sobre guarulhenses que têm casos confirmados ou vêm a óbitos em outros municípios. Segundo o Estado, Guarulhos tem 389 mortes e 3.536 casos de Covid-19 já confirmados.

Posso ajudar?