O Guarulhos começa a sua campanha na Quarta Divisão do Campeonato Paulista na próxima segunda-feira, 08/04, às 15h, contra o Barcelona (clube da Capital), no Estádio Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Estádio da Rua Javari, do Juventus da Mooca.
Para avançar no Estadual e brigar por uma vaga na Terceira Divisão (Série A3), o Índio trouxe o treinador Edu Miranda, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2011, como auxiliar técnico de Jorginho, na Portuguesa, e que pela segunda vez comanda a equipe guarulhense.
“Minha primeira passagem pelo Guarulhos foi muito rápida. É um prazer estar de volta depois de passar pela base e pelo profissional de tantos clubes brasileiros, como Guarani, Juventus, São Bernardo e Misto (MS)”, disse Miranda, que também já foi campeão paulista Sub-20 pela Lusa em 2010.
O treinador afirmou ao GuarulhosWeb que tem dosado o trabalho físico e tático na última semana antes da estreia. “Para os jogadores chegarem preparados e exercerem tudo o que treinamos nestes dias”, comentou o técnico. Vale ressaltar que o time só pode ter atletas de até 23 anos, idade limite imposta pela Federação Paulista de Futebol para o torneio.
CONFIRA A ENTREVISTA COM O TÉCNICO EDU MIRANDA:
Neste retorno ao Guarulhos, Miranda disse que enxerga uma evolução no clube. “Logo, logo vai se tornar grande. A intenção é se classificar. É uma chave difícil, mas temos capacidade para avançar. É um grupo em que temos o Flamengo, que não é nosso rival. É o nosso vizinho. Suzano é um time em formação. Há as duas equipes de Mauá (Mauá e Mauaense), que vêm fazendo grandes campeonatos nos últimos anos. Tem também o Jabaquara (Santos), um clube tradicional, de nome, que já revelou grandes jogadores e que deseja voltar ao cenário nacional. Então temos que ter cuidado, com muita paz e muito trabalho”, alertou o treinador.
Além dos times citados por ele, o Grupo 6 da Quarta Divisão ainda conta com o Barcelona, adversário do Índio na estreia.
Análise dos rivais
Sem ter um vasto material sobre os adversários, até por causa da escassez de vídeos na Quarta Divisão, o técnico salientou que a comissão técnica e a diretoria do clube estão ligadas em tudo em que acontece no futebol nacional.
“Milton, nosso diretor, faz este trabalho de monitoramento. Temos, também, a relação com outros treinadores para analisar as equipes. Já conhecemos o Flamengo, o Suzano… Evidente, que nesta fase, não conhecemos os esquemas que as equipes vão utilizar, mas temos nossos arapongas, espiões que nos ajudam nestes momentos”, pontuou.
Remanescente do elenco do ano passado, o zagueiro Guilherme destacou o clássico contra o Flamengo como um dos duelos mais difíceis. “O dérbi da cidade é sempre complicado. É uma motivação diferente. Mas vamos encarar todos os confrontos com seriedade”, afirmou.
ASSISTA À ENTREVISTA DO ZAGUEIRO GUILHERME:
Para o jogador, a melhor forma de obter informações sobre os rivais é perguntando aos conhecidos. “Por exemplo, se o Flamengo enfrenta o Suzano, a gente pergunta para os jogadores como o time joga, como atua o atacante deles, como funciona, quais são as jogadas… Para chegarmos à partida prontos e não ter erros”, pontuou.
Estilo de jogo
Edu Miranda disse que monta seu time de acordo com as características do elenco. “Não jogo com um atleta, uma estrela. Tenho 28 estrelas. Conforme seus desempenhos, monto um esquema tático. Fui campeão na Portuguesa com 3-5-2. É um esquema defensivo? Não. É um esquema arrojado, que se der certo com os atletas que nós temos, com certeza, nós vamos fazer sucesso”, avaliou.
O que mudar para tentar subir à Série A3?
O zagueiro Guilherme avaliou que, em 2018, o clube realizou um excelente trabalho. “Um detalhe nos deixou fora da competição [a equipe foi eliminada na segunda fase, após ser a melhor da primeira]. Este ano tem tudo para dar certo, para seguirmos adiante. O grupo está unido. Diretoria, comissão e jogadores correndo no mesmo sentido. Assim, podemos conseguir o acesso e o título”, analisou o defensor.
Primeira impressão de quem acabou de chegar
Com passagens por São Paulo, Ponte Preta e outros clubes, o goleiro Carlos chegou ao Guarulhos para a disputa da Quarta Divisão em 2019.
Na última semana antes da estreia, o atleta afirmou que fisicamente e tecnicamente está pronto. “Agora são mais os últimos ajustes, posicionamento da defesa e ficar atento aos detalhes. Nossa posição exige muita atenção e responsabilidade”, disse.
Além de falar sobre a preparação para o Estadual, Carlos também comentou sobre a impressão que teve em relação ao clube guarulhense. “Muito positiva. É um lugar onde a organização impera. O respeito também. Temos disciplina e uma doutrina muito pesada. Prezamos pelo companheirismo”, opinou.
CONFIRA O BATE-PAPO COM O GOLEIRO CARLINHOS:
O goleiro ainda fez questão de salientar o bom ambiente no Índio. Segundo ele, a honestidade da diretoria, dos jogadores e da comissão técnica o deixa à vontade. Inclusive, Carlos destacou que não tem dúvidas de ter feito a escolha certa.
“Aqui temos pessoas verdadeiras, que são de extrema honestidade o tempo todo com os atletas. Os jogadores precisam disso. Necessitam de profissionais que mostrem o caminho correto no futebol, que falem a verdade. Porque, hoje, o esporte no Brasil se encaminha para que cada vez mais as pessoas digam aquilo que o jogador quer ouvir. E, às vezes, o atleta tem que escutar verdades”, concluiu.