Um dos temas que mais estão incomodando o guarulhense, conforme postagens enviadas ao GuaruhosWeb pelo WhatsApp, é a deficiência na iluminação pública nos mais diversos bairros da cidade. As reclamações são parecidas. Lâmpadas queimadas, quarteirões inteiros (e até ruas) sem qualquer iluminação. Isso tudo se traduz em insegurança. Há relatos de moradores que foram vítimas da violência.
Curiosamente, os problemas ocorrem quando o consumidor começa a pagar mais caro pelo serviço. Desde 27 de março, com a aprovação da Câmara Municipal de Guarulhos, a partir de um projeto do prefeito Sebastião Almeida (PT), a população começou a pagar a Cosip (Contribuição de Iluminação Pública), que vem embutida na conta de luz. O argumento para a cobrança era dar condições ao Município de promover a manutenção e conservação da rede elétrica.
Prefeitura estava inadimplente com a EDP
Mas não bastou cobrar a mais do consumidor. A Prefeitura, que passa por sérios problemas financeiros, deixando de pagar diversos fornecedores, estava também inadimplente com a EDP Bandeirante, concessionária responsável pelos serviços. A dívida de R$ 36 milhões com a empresa impediu que ela pudesse dar sequência ao plano de readequação da rede elétrica e deixou a cidade praticamente às escuras nos meses de abril e maio. Nesta operação estavam previstas a troca de postes em situação considerada precária e a eliminação da classificada fiação morta espalhada pelos quatro cantos do município. Os problemas se avolumaram e quem paga caro por tudo isso, como sempre, é o cidadão.
Após o acordo que selou o pagamento dos vencimentos em atraso, no mês passado, o contrato de manutenção foi renovado por mais dois meses e com a promessa da empresa de entregar o parque de iluminação antes do dia 31 de julho deste ano, para atender uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) – que obriga que as administrações públicas assumam essa responsabilidade desde que as anteriores estejam solucionadas.
Enquanto isso, a população sofre no escuro.
EDP e Prefeitura prometem resolver problemas apontados
O GuarulhosWeb publicou, desde sexta-feira, algumas demandas enviadas por leitores, via WhatsApp, sobre problemas de iluminação pública em diversas vias de Guarulhos.
A EDP informa que encaminhará equipes aos locais mencionados para realizar vistorias e tomar as medidas necessárias.
A Distribuidora, que atua como prestadora de serviço na manutenção da iluminação pública em Guarulhos, esclarece que o trabalho foi restabelecido em maio, após normalização de pendência da Prefeitura com a Concessionária.
Em caso de solicitação de serviços ou dúvida, a empresa orienta o consumidor a entrar em contato com os seguintes canais de atendimento da EDP:
– Agência Virtual (www.edp.com.br)
– Central de Atendimento no número 0800 721 0123, com ligação gratuita 24 horas por dia
– Diretamente nas agências de atendimento presencial no município.
A EDP tem 1,7 milhão de clientes na região do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
Resposta da Prefeitura:
O Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura informa que encaminhou um ofício para que a EDP Bandeirante – empresa responsável pelos serviços de manutenção de iluminação pública da cidade -, faça os reparos necessários.
Esclarece ainda que os serviços da EDP Bandeirante foram retomados desde o dia 14 de maio e que os munícipes que queiram solicitar reparos devem entrar em contato pelo site www.edp.com.br ou pelo telefone 0800-721-0123, sempre anotando o respectivo protocolo.



