Cidades

Guarulhos atinge índice histórico em acompanhamento da saúde no Bolsa Família

O índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família em Guarulhos aumentou 20% em 2017, em relação ao segundo semestre de 2016, atingindo a marca de 61,27% de famílias acompanhadas no município no ano passado. Os dados são do Sistema Único de Saúde e foram divulgados nesta quarta-feira, dia 17 pela Prefeitura, por meio da Divisão Administrativa de Gestão do Programa Bolsa Família, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
 
 
 
Esta marca é histórica e supera índices de outras cidades paulistas, como São Paulo (41,17%), Suzano (34,16%), Taboão da Serra (36,08%), Santo André (39,57%), Arujá (41,12%), Barueri (56,13%), Itapecerica da Serra (58,54%), Mairiporã (40,76%), Mauá (54,03%), Mogi das Cruzes (43,54%), Ferraz de Vasconcelos (57,33%) e Francisco Morato (59,74%).
 
             
 
No segundo semestre do ano passado, 21.036 famílias guarulhenses foram acompanhadas pela Secretaria da Saúde, sendo que, um ano antes (segundo semestre de 2016), esse número foi de apenas 16.198 -, ou seja, houve um crescimento de 4.838 famílias acompanhadas.        
 
Para o acompanhamento, as famílias devem informar na sua UBS de referência que são beneficiarias do programa Bolsa Família. Além disso, as crianças de 0 a 7 anos devem ser vacinadas, pesadas e medidas para checagem do crescimento e desenvolvimento. Já famílias compostas por gestantes, necessitam informar a gravidez e realizar o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde.
 
 
 
Vale destacar que algumas famílias não registram junto à Central do Cadastro Único a UBS de referência, e possuem informações de contato, como telefone e endereço erradas ou desatualizadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o que dificulta o contato e a localização. Desta forma, a Secretaria enfatiza a necessidade de as famílias estarem sempre com seus cadastros atualizados e prestarem as informações de maneira correta no momento da entrevista. A atualização cadastral deve ser realizada, preferencialmente, todos os anos.
 
 
 
 
 
 

Posso ajudar?