A Prefeitura de Guarulhos e o Governo do Estado avançaram no projeto da construção de uma passagem subterrânea no cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes. Durante reunião realizada no Paço Municipal na última semana com o secretário de Governo, Edmilson Americano, representantes do Estado debateram os próximos passos para a realização da obra em um dos principais cruzamentos da cidade.
Nas próximas semanas as secretarias de Obras e de Transportes e Mobilidade Urbana e os especialistas do Estado definirão o melhor momento para a realização de estudos presenciais na Paulo Faccini.
“O objetivo é incluir a passagem subterrânea no projeto de construção do Metrô na cidade, incluindo a execução do projeto executivo e a obra”, afirmou Americano.
Entre os principais benefícios da implantação da passagem subterrânea estará a maior fluidez do tráfego na região, que registra congestionamentos em horários de maior movimento.
A opção por essa arquitetura evita também desapropriações no entorno, segundo o secretário de Obras, Francisco Carone. “Esse sistema é mais simples e eficiente, já que não necessita de alças de acessos ou grandes obras de arte”, explicou.
Metrô em Guarulhos
A discussão sobre a passagem subterrânea no cruzamento da Paulo Faccini com a Tiradentes é possível por causa do projeto do Metrô, que prevê uma estação da linha 19-Celeste na região do Bosque Maia.
Durante a reunião no Paço Municipal, governo e representantes do Metrô definiram um grupo de trabalho para a continuidade do projeto e estudos para as implantações da estação e da passagem subterrânea.