Diferente de anos anteriores, a participação da cidade de Guarulhos na 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a ser realizada no próximo ano, foi confirmada de forma tranquila. O representante do município, que participa da competição nacional pela 15ª oportunidade, será mais uma vez o Flamengo, que ainda conta com a parceria do Corinthians para este campeonato.
Aliás, esta será a 13ª vez que o Corvo irá representar a cidade de Guarulhos na principal competição de categorias de base do País. As outras duas representações ficaram a cargo da AD Guarulhos, que em 1998 e 2000 disputou o torneio. Essas participações só foram possíveis por conta de um acordo com o rival, que previa a alternância entre os clubes. A mesma deixou de ser realidade desde o ano de 2001.
Na próxima temporada, o torneio continua sendo disputado por atletas da categoria Sub-20. Ou seja, nascidos entre os anos de 1996 e 2000. Os jogadores devem ter sido registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até o dia 23 de setembro de 2015. Por sua vez, quem for emprestado para outras agremiações terá condição de atuar se retornar à formação de origem até o dia 24 de novembro de 2015.
O elenco será composto por 25 jogadores, e a numeração fixa deve ser apresentada à FPF até o dia 2 de janeiro de 2016. Em nenhuma hipótese haverá substituição dos atletas inscritos. Vale ressaltar que, a partir da segunda fase (o tradicional mata-mata), as alterações de sede e a indicação de locais dos jogos, de acordo com critérios de segurança ou técnicos, serão de competência exclusiva do Departamento de Competições da FPF. A relação completa de sedes e a tabela de jogos ainda não foram apresentadas pela FPF.
“Eles não têm a obrigação de repetir a campanha brilhante. Cada plantel é um plantel, são fatos absolutamente diferentes. O time do Flamengo que disputará o torneio em 2016 lutará para escrever a própria história, distanciando-se da sombra do bom retrospecto passado”, falou o técnico Marcelo Marelli sobre a manutenção do elenco que conquistou a 4ª posição no Campeonato Paulista Sub-20 neste ano.
O Flamengo avançou ao mata-mata da Copa São Paulo de Juniores apenas uma vez na história: em 2014, sob o comando de Caco Espinoza, técnico rubro-negro na última Série A3 do Campeonato Paulista. O Corvo, no estádio Antônio Soares de Oliveira, superou Imagine-TO (9 a 0), Juventus (4 a 3) e Vitória (2 a 1) na fase de grupos, terminando invicto na liderança. A formação guarulhense debutou na segunda fase eliminando o Palmeiras (4 a 3), em São Carlos, e, desgastada, caiu para o Atlético (MG), em São Paulo. Neste ano, com Marcelo Marelli à beira do gramado, o Flamengo terminou na 3ª posição do grupo Y, também sediado em Guarulhos. O Rubro-Negro guarulhense estreou superando o Palmeira (RN) (2 a 1), mas, na sequência, foi superado por São Caetano (3 a 2) e Atlético (PR) (3 a 2).