Um homem de 26 anos foi o 1º caso confirmado da linhagem BA.2 (beta) da variante Ômicron em Guarulhos. Sem histórico de viagem ao exterior, ele teria contraído a doença em contato com pacientes vindos de Sorocaba no período do Natal.
A Prefeitura, em nota, confirmou o caso e informou que o homem testou positivo em 6 de janeiro. Dias depois, ele sentiu sintomas moderados e já se recuperou. O paciente não apresentava comorbidades.
De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, entre os dias 3 e 29 de janeiro, dos 63.981 casos de variantes registrados no Brasil, apenas 5 eram da mesma linhagem, incluindo o de Guarulhos.
Segundo um estudo realizado na Dinamarca, a variante BA.2 da Ômicron é mais transmissível que a BA.1 e também mais capaz de infectar pessoas já imunizadas contra o coronavírus. “Concluímos que a Ômicron BA.2 é inerentemente mais transmissível do que BA.1, e que também possui propriedades imunoevasivas, que reduzem ainda mais o efeito protetor da vacinação contra a infecção. Mas não aumentam a transmissibilidade de indivíduos vacinados”, dizem os cientistas que promoveram a pesquisa.