Cidades

Guarulhos conta com 1.038 pessoas que desenvolvem atividades voluntárias

Programa na cidade é desenvolvido pela Central de Voluntariado

Neste domingo foi comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Atualmente, a cidade registra um total de 1.038 voluntários cadastrados na Central do Voluntariado de Guarulhos (CVG), que prevê para o próximo ano o mapeamento de todos os voluntários do município. Fundado em 2009, a CVG é um programa da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade que visa conciliar e integrar as pessoas que desejam ser voluntárias e instituições que desejam receber esses voluntários.

O portal do voluntariado de Guarulhos apresenta 48 instituições, onde as pessoas podem procurar desenvolver atividades voluntárias. Uma delas é a Casas André Luiz, no Picanço, unidade de longa permanência e ambulatório de deficiência mental.

A coordenadora do departamento de voluntariado das Casas André Luiz, Daniela Dias da Rocha, 29 anos, afirma que a instituição conta com 344 voluntários, que trabalham no máximo até quatro horas por dia. "As atividades voluntárias auxiliam no desenvolvimento da casa, é um complemento, mas não substitui a função dos 1.200 funcionários".

Ao contrário das Casas André Luiz, a Associação de Amparo ao Próximo Paz e Amor, na Vila Augusta, conta apenas com cinco voluntárias – uma dentista, uma assistente na panificadora, uma professora de dança, outra de música e a coordenadora de projetos sociais – para atender 100 crianças de 0 a 12 anos e idosos entre 60 a 89 anos. A coordenadora, Marinalva Santos de Almeida, 48, acha baixo o número de voluntários que atuam na associação, em vista da demanda de atividades que poderiam ser exercidas com as crianças. "Somos uma instituição pequena, ao contrário das mega entidades que possuem muitos voluntários".

Ela desenvolve atividades voluntárias há 33 anos e acredita que seu trabalho não é em vão. "Tenho amor pelo que faço e não me vejo fora do Paz e Amor. Para o voluntário não pode existir tempo ruim, o compromisso tem que ser assumido, porque a instituição conta com esse trabalho voluntario".

Posso ajudar?