Em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), a segunda Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ) do município foi inaugurada, ontem de manhã, pela Universidade Guarulhos (UnG) na rua Ipê, 43, no Centro. As atividades do espaço serão desenvolvidas por estudantes do curso de Direito da instituição, sob a supervisão de professores e advogados.
"A nova UAAJ atenderá gratuitamente causas cíveis de menor complexidade probatória que não dependa de perícia, cujo valor envolvido não ultrapasse 20 salários mínimos, como processos por colisão de veículos, reclamações de operadoras de telefonia e energia elétrica, problemas com plano de saúde, cobrança de cheque entre outros. Os casos em que o valor varia entre 20 e 40 salários também serão auxiliados", declara a responsável pela UAAJ, Vera Lúcia Calviño de Campos, juíza de direito titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Guarulhos.
Representando o presidente do TJSP, o desembargador corregedor geral, Maurício Carvalho Vidigal, declarou durante o evento que a Justiça estará sempre acompanhando o crescimento da cidade e que a instalação de uma UAAJ é importante tanto para a população que será assistida, como para a demanda de causas da Justiça local. A unidade fará o atendimento apenas a processos que estão em trâmite em Guarulhos.
O serviço que será prestado no local substituirá o Juizado Especial Cível da instituição, em funcionamento há 12 anos. Cerca de 30 estudantes de Direito da UnG que atuavam no Juizado continuarão as atividades na UAAJ. Segundo o diretor e professor do curso de Direito da UnG, Paulo Dias de Moura Ribeiro, os alunos podem executar na prática o que aprendem na teoria e ter uma experiência gratificante de prestar serviço público ao cidadão.