A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não confirmou se os ônibus intermunicipais de Guarulhos que se utilizam do bilhete metropolitano BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) estão entre os primeiros que terão a integração com as estações do Metrô e da CPTM.
Segundo a empresa, ao longo do primeiro semestre deste ano, o cartão BOM poderá ser utilizado em mais 30 estações de ambas as companhias e os nomes das estações prioritárias onde será implantada a integração física de linhas de ônibus metropolitanas com a rede metroferroviária, como ocorreu em dezembro no Terminal Palmeiras-Barra Funda, serão informados por meio dos veículos de comunicação e internet posteriormente.
No último final de semana, o governador Geraldo Alckmin acompanhou, no Terminal Grajaú, em São Paulo, o início da integração tarifária das linhas de ônibus metropolitanas com os trens da CPTM e com as linhas municipais.
Em Guarulhos, a expansão da integração tarifária ainda está em fase de elaboração de um convênio, entre as empresas operadoras CPTM, Metrô e as Concessionárias gerenciadas pela EMTU/SP, o qual definirá aspectos jurídicos e requisitos tecnológicos, entre outros itens necessários à formalização dessas ações.
Com a interligação, os guarulhenses serão beneficiados com ônibus que partem da cidade para o metrô, contudo não poderá fazer baldeação gratuita e nem terá desconto quando passar pelo validador, enquanto não houver a definição de como será feito o subsídio por parte do governo do Estado e cidades que compõem a região metropolitana que se utilizam do cartão.