A escolha ocorreu durante a 18º Cúpula de Mercocidades realizada semana passada em Porto Alegre (RS), da qual participaram o prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Educação, Moacir de Souza.
A Rede Mercocidades conta com diversas unidades temáticas. Cumpre à Unidade de Educação compartilhar e elaborar políticas públicas com potencial de aproximar as cidades envolvidas, a partir das experiências acumuladas.
Guarulhos apresentou o plano de trabalho para o ano que vem baseado em quatro ações principais: Observatório de Políticas Educacionais da Rede Mercocidades, Integração Educacional das cidades-membro, Sistema de Indicadores Educacionais da Rede Mercocidades e Revista de Educação da Rede Mercocidades, incluindo um Boletim Eletrônico em português e espanhol.
As cidades de São Bernardo do Campo (Brasil), Córdoba, Rosário e Moron (Argentina) serão subcoordenadoras da unidade temática de Educação, enquanto que a capital gaúcha ficará responsável pela Secretaria Executiva da rede. Já coordenaram a unidade de educação as cidades argentinas de Buenos Aires, Rosário e Córdoba. Também participaram da Cúpula Campinas, Belo Horizonte, Mauá, Osasco e São Leopoldo.
Criada em 1995, com objetivo de promover debates e acelerar o processo de integração, visa ajudar governos locais a enfrentar desafios, buscar soluções e apresentar alternativas e propostas para situações comuns, como formação de professores, novas tecnologias, acesso e permanência e educação inclusiva.