Cidades

Guarulhos de Cara Nova muda a paisagem na rua Dom Pedro

Em vigor desde abril deste ano, o decreto Guarulhos de Cara Nova está mudando a paisagem na rua Dom Pedro II, na região Central.

O local, que antes, abrigava propaganda em excesso na fachada do comércio, totens irregulares e distribuição de panfletos, que, em sua grande maioria, acabavam no chão e sujando o logradouro público, agora tem sua publicidade regulamentada, proporcionando à via um ar mais moderno e harmonioso. Quem ganhou foi a população que pode trafegar por ali com tranquilidade e identificar melhor o lugar em que vai fazer as compras.

Prova disso é o que diz a gerente geral da loja Dorinhos, Marcela Nogueira. Segundo ela, após a regulamentação, o comércio local atraiu um público que frequentava shopping, além de se tornar mais familiar também. "Como está mais bonita a rua, a clientela faz tudo por aqui, inclusive almoça. Hoje, como não tem excesso de propaganda ficou mais fácil visualizar o que se quer", concluiu Marcela.

Excesso de propaganda e disputa pelo marketing mais agressivo na famosa D. Pedro foram algumas das queixas dos comerciantes e dos trabalhadores locais, como atesta a assistente administrativa da Fiêrri, Juliana Sanches. "Era uma guerra, todos queriam se sobressair na divulgação de seu ponto. Muitos invadiam o espaço do outro. Agora mudou tudo, há limites para os anúncios e eles devem ser respeitados para vivermos mais harmoniosamente", disse.

A regulamentação também colaborou para muitas reformas nas fachadas e marquises das edificações, deixando a arquitetura local mais bonita. É o que disse o gerente geral, Edivaldo Pereira, da loja Shoebiz. "O decreto só ajudou a melhorar a paisagem. Espero que não tenhamos mais aquele ambiente desleixado de outrora. Todos devem fazer as adequações como nós fizemos, aliás, antes do prazo limite estabelecido pela Prefeitura."
O Guarulhos de Cara Nova, sancionado em abril de 2010, dispõe sobre regras para publicidade no município, incluindo anúncios sonoros, folhetos, panfletos, painéis e outdoors. Os anúncios já instalados e licenciados tiveram prazo de um ano para as adequações.

Em outubro deste ano, a Prefeitura flexibilizou a regulamentação por meio do decreto 29.330/11, que substitui o anterior, para atender as reivindicações dos munícipes sobre modificações na redação de alguns artigos.

Nova Regulamentação
As alterações atingiram alguns incisos, entre eles o que prevê a instalação do anúncio na fachada. A espessura máxima que antes era de quinze centímetros passará a ter 20. Além disso, o proprietário poderá utilizar 40% na testada do imóvel que consta no IPTU. Se o estabelecimento comercial for de esquina, o proprietário poderá usar essa cota para frente e para os lados.

No que se refere às áreas livres, os outdoors terão altura máxima de 10 metros e os totens publicitários, de 15. Ambos não terão altura mínima. Já no artigo que trata das pinturas em muros e fachadas de edificações será permitida a veiculação de anúncio indicativo na porta de material metálico, do tipo enrolar, sem entrar na cota de 40%, o que antes não era permitido.
Mais informações sobre o Guarulhos de Cara Nova poderão ser obtidas no site www.guarulhos.sp.gov.br, ou às segundas e sextas-feiras, das 8 às 11h30, na unidade da Rede Fácil, situada na avenida Bom Clima, 49, Bom Clima, ao lado do Paço Municipal.

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