Coluna Livre

Guarulhos de marcha ré

Um jornal desta cidade declarou em sua edição de 21 de janeiro que o Prefeito saiu no lucro com a decisão do Governo Federal de não construir a terceira pista no Aeroporto de Guarulhos.

Mas será que o lucro do Prefeito evitará o prejuízo da comunidade guarulhense? A maioria do empresariado concorda com essa decisão eleitoreira? E os milhares de desempregados? O turismo receptivo e os empresários do setor hoteleiro? E a situação dos alfandegados que continuarão sendo desviados para Viracopos? A 3ª pista traria um aumento de 30% no mínimo de vôos voltados à logística. Quantos têm noção desse fato?


Tanto o prefeito quanto o presidente, teimam em subestimar a inteligência e a paciência do povo desta cidade. Os aplausos isolados e frágeis de alguns jamais encobrirão a deceção, a desilusão e o desencanto de tantos que esperavam por decisão mais sábia e mais progressista; mesmo porque a prioridade nasceu diante da segurança dos cidadãos, após o trágico acidente em São Paulo.


A atitude do prefeito com a realização de reunião com o povo da região atingida, muito antes do anúncio oficial, demonstra que os interesses do partido foram colocados acima das necessidades da cidade como um todo.


Em que lugar está Guarulhos no ranking das 200 cidades que mais geraram emprego formal no Brasil em 2006/2007? Guarulhos caiu sete posições na criação de postos de trabalho, passando para a 13º, perdendo a 1ª posição de cidade não-capital para Campinas, sendo Barueri a segunda.


O que dirá o prefeito ao povo e ao empresariado pela perda de 15.000 empregos diretos e mais de 50.000 indiretos que a 3ª pista poderia gerar, somando-se às perdas dos empreendimentos do Nazaré 1 e Nazaré 2? E tantos outros, só  para dizer que as famílias que seriam remanejadas podem agora respirar aliviadas?


            Qualquer analista sabe que o político só pensa na próxima eleição, enquanto o estadista pensa nas próximas geraçoes. Que dirão as futuras gerações sobre essa infeliz medida, ainda mais se depois das eleições os estudos forem novamente retomados? Se negativa essa suposição nossa, quando então vão iniciar as melhorias das regiões que sofreram por tantos anos, assim como todos que vão da Praça Oito à região do São João?


Políticos de mente estreita, estreitam ruas e avenidas; fecham escolas ou salas de aula e impedem que empreendedores desenvolvam as suas habilidades e coloquem a serviço da cidade o seu potencial.


É lamentável que Guarulhos esteja como um barco à deriva ou um veículo marchando para trás. Contudo, a comunidade respondera nas urnas com muita consciênncia.


 


Professor João Beserra da Silva, consultor, escritor e conferencista

Posso ajudar?