Cidades

Guarulhos deve contratar 20 leitos de UTI para Covid junto à iniciativa privada 

Cidade registrou mais de 93% de ocupação nos leitos de UTI nesta segunda-feira

 Diante da rápida subida nas taxas de ocupação de UTIs voltadas a pacientes com Covid-19 em Guarulhos, a Prefeitura finaliza o processo para a contratação de leitos particulares junto à iniciativa privada. Segundo o GuarulhosWeb apurou, a Secretaria Municipal de Saúde realizou pesquisas de preços junto a hospitais privados e já está em processo final para agregar até 20 novas UTIs à rede municipal, o que aumentará em 50% a capacidade atual. O secretário interino de Saude, Michael Rodrigues de Paula, confirmou a informação ao programa SP1, da TV Globo nesta terça-feira, 5.  

A Prefeitura conta com aproximadamente 40 leitos de UTI adulto para Covid nos dois hospitais municipais de Guarulhos, o HMU e o Pimentas-Bonsucesso. Há ainda cerca de 60 oferecidos nos estaduais Padre Bento e Geral de Guarulhos, no Cecap. A ocupação nesta segunda-feira foi de 93%. No Padre Bento, 100% dos leitos estavam lotados. Na semana entre Natal e Ano Novo, a ocupação nos hospitais municipais ficou entre 50% e 60%, mas avançou muito rapidamente para 87,5% nesta segunda-feira.  

Em entrevista à rádio Bandeirantes, Michael informou que não há neste momento a intenção de criar um novo hospital de campanha na cidade. Em março do ano passado, no início da pandemia, havia poucas informações sobre o avanço da doença e completo despreparo da rede hospitalar para receber pacientes infectados pelo coronavírus, bem diferente do que ocorre agora. “Entendemos que neste momento a contratação de leitos particulares é a melhor solução. Também estimamos que a vacinação comece ainda neste mês, o que contribuirá para que as taxas de ocupação caiam em breve”.