Saúde

Guarulhos é 15ª da RMSP em ranking avaliação do SUS

Índice criado pelo Ministério avalia o acesso e a qualidade dos serviços prestados

Guarulhos aparece na 15ª posição, entre os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), divulgado na última quinta-feira pelo Ministério da Saúde. O levantamento feito pelo HOJE, em relação aos municípios paulistas, apontou que a cidade ficou empatada com Cajamar.

O município ficou atrás de cidades como Barueri (8,21), São Lourenço da Serra (6,7), Diadema (6,44), São Paulo (6,21) e São Caetano do Sul (6,2). Além disso, também ficou abaixo da média estadual – 5,77.

Já se comparada a média nacional (5,47), Guarulhos melhorou o seu desempenho, contudo a segunda maior cidade do estado perde para Campinas, terceiro maior município, com 6,41.

Criado pelo Ministério da Saúde, o IDSUS é uma ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. A pesquisa foi realizada no período de 2008 a 2010, e avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O IDSUS avalia com pontuação de 0 a 10 a municípios, regiões, estados e ao país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

Municípios são divididos por grupos 

O IDSUS é formado por seis grupos homogêneos e leva em consideração a análise concomitante de três índices: de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), de Condições de Saúde (ICS) e de Estrutura do Sistema de Saúde do Município (IESSM).

Os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados. A proposta é unificar em grupos cidades com características similares.

O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos.

Posso ajudar?