A Receita Federal e a Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão em Guarulhos nesta quarta-feira (2) durante a Operação Vapos, que investiga a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, cigarros flavorizados e produtos de tabaco contrabandeados.
Guarulhos foi uma das cidades paulistas atingidas pela ação, que também teve alvos na capital, além de estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte e Ceará. A operação mirou uma rede de lojas que atua no comércio desses produtos proibidos, além de endereços residenciais ligados ao esquema.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cigarros eletrônicos, cigarros contrabandeados, celulares, computadores e documentos contábeis. Os cigarros e derivados proibidos serão destruídos após os procedimentos fiscais.
A comercialização desses produtos, além de representar risco à saúde pública, é considerada crime de contrabando, com pena de até cinco anos de prisão, além de multa.
A operação foi autorizada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e contou com apoio da Polícia Civil daquele estado. Segundo os órgãos envolvidos, ações semelhantes devem ser intensificadas nas próximas semanas.


