As cidades de Guarulhos e Arujá serão interligadas após a conclusão das obras na avenida Mário Covas, localizada no município vizinho. O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, estará hoje na reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que acontece em Arujá para autorizar o estudo da obra.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que esteve em Arujá anteontem, a intenção é ligar a via até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O trecho terá cinco quilômetros de extensão. No final de 1997, quando a avenida foi construída, já estava prevista a continuação em Guarulhos, mas a obra não teve prosseguimento porque Guarulhos não tinha a documentação necessária.
As verbas, que também irão contemplar as obras no rio Baquirivu, no trecho de Guarulhos, virão do Governo do Estado, além de parcerias com o Governo Federal e prefeituras locais.
Segundo Alckmin, a construção da via irá integrar melhor Arujá, Santa Isabel e região com o aeroporto e com Guarulhos. O governador salientou que a intenção do Estado é trabalhar em conjunto com o prefeito Sebastião Almeida.
Na bacia do Rio Baquirivu, em Guarulhos, o intuito é combater as enchentes, sendo previstas duas obras que juntas poderão reter quase um milhão de metros cúbicos de água da chuva.
O anúncio foi feito esta semana durante o lançamento das obras da 3ª etapa do Projeto Tietê. A prefeitura do município vizinho já acenou com a intenção de bancar com 30% dos custos para fazer a duplicação da avenida no trecho localizado da avenida localizado em Arujá. A Prefeitura de Guarulhos não se manifestou sobre o assunto.