Guarulhos e região receberão do Governo de São Paulo R$ 1,6 milhão para a área social. Os recursos são provenientes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e devem ser aplicados no cofinanciamento de programas e ações sociais executados diretamente pelos 6 municípios e por entidades a eles conveniadas.
A estimativa é de que cerca de seis mil pessoas em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com os recursos estaduais, por meio de serviços de proteção social básica (preventivos) e especial (protetivos).
A rede atende crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos, pessoas com deficiência e a população em situação de rua.
"Entre as ações que serão realizadas com a verba, há cursos de geração de renda e qualificação profissional. Também contempla a atenção integral a pessoas com direitos violados, além de ações socioeducativas e abrigamento de crianças com vínculos familiares fragilizados", explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa.
Para receberem os recursos, as prefeituras encaminham à Seds seus Planos Municipais com diagnóstico social da cidade, a lista dos programas que serão executados, e a quantidade de pessoas a serem beneficiadas.
O planejamento passa ainda pela aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, formado por representantes da administração pública e da sociedade civil.