A 50 dias da Copa, Guarulhos, a porta de entrada do Brasil, exibe lixo espalhado por suas ruas, avenidas e praças
Faltam 50 dias para a Copa do Mundo. E Guarulhos é a principal porta de entrada do Brasil para turistas estrangeiros. Tanto aqueles que se hospedarão na cidade como quem seguir para São Paulo, inevitavelmente passará por nossas ruas e avenidas. E a imagem que levarão de Guarulhos pode ser das piores.
Por toda a cidade, principalmente na região central, caminho do Aeroporto Internacional até os principais hotéis, há sujeira pra todo lado. Ninguém respeita nada. Pior ainda que as poucas ações do poder público, principalmente da Proguaru, soam como enxugar gelo. Tira o lixo daqui, em poucas horas populares despejam todo tipo de dejeto nos mesmos lugares. Trata-se de uma questão cultural, em que a própria população não contribui com a limpeza de Guarulhos.
O GuarulhosWeb percorreu algumas vias e encontrou muito lixo, desde despejos domésticos, passando por entulhos e até móveis velhos que são dispensados nas calçadas e em margens de córregos, geralmente também tomados por muita sujeira. Servidores da Proguaru tentavam limpar o lixo jogado na confluência das avenidas Suplicy e Salgado Filho na tarde da última terça-feira. Mesmo assim, com certa dificuldade já que a sujeira extrapolava a calçada, chegava de um lado ao meio fio e do outro despencava para a boca de um córrego que passa por ali.
Na mesma região, a poucos metros de um dos cartões postais de Guarulhos, o Bosque Maia, uma via de terra serve como depósito de lixo e entulho. A avenida Dona Rosa Maria Conceição Barbosa margeia o Córrego dos Cubas desde a entrada principal do Bosque até a avenida Salgado Filho. Porém, sem pavimentação, tornou-se há muitos anos um grande depósito a céu aberto de todo tipo de sujeira.
Bem perto dali, em uma praça da avenida Papa João XXIII, no Renato Maia, há lixo espalhado por todo canto. O mesmo ocorre em outras praças próximas. Na avenida Tancredo Neves, em frente à favela Hatsuta, o descaso é maior ainda. O lixo se espalha no espaço onde antes havia barraco, despencando para o leito da avenida. Exemplos não faltam. Basta olhar para os lados e perceber quão suja está Guarulhos.