Política

GUARULHOS EM 10 LINHAS: Muito se fala da chegada ao Metrô a Guarulhos. O que a Prefeitura pode fazer para que esse projeto se consolide de fato?

Carlos Roberto- PSDB

O Metrô vai ser uma realidade em Guarulhos graças à nossa parceria com o Governo Estadual. Fomos nós que articulamos com o governador Alckmin e com o secretário Jurandir Fernandes para acelerar a vinda do metrô para a nossa cidade. Acho ótimo que todo mundo esteja falando da vinda do metrô para Guarulhos, pois é uma conquista nossa. Como prefeito, vamos manter esta parceria e apoiar o Governo Estadual nas obras. E avisamos aqueles que pretendem atrasar a vinda do metrô que vamos insistir neste projeto. Foi assim que fizemos com o Terminal Cecap, que finalmente vai ser inaugurado no sábado, graças à nossa articulação com o Governo Estadual.

Ederaldo Batista- Psol

Guarulhos necessita urgentemente da alternativa de transporte sobre trilhos. Uma cidade com 1 milhão e 300 mil habitantes, aproximadamente, não terá condições de atender a essa população se não investir no transporte sobre trilhos. Um deles é o metrô, portanto, com certeza é bem vindo esse transporte para a cidade. O PSOL investirá em outras formas de transporte sobre trilhos que é o caso do veículo leve sobre trilhos, o chamado VLT. Para tanto, vamos estatizar o transporte coletivo da cidade, pois é justamente o oligopólio que impede o atendimento da população com qualidade e preço justo.

Wagner Freitas- PP

É lógico que não mediremos esforços para trazer o metrô. No entanto, Guarulhos é rica e grande o suficiente para resolver seus problemas em transporte público, para isso basta uma administração comprometida com a população. Não podemos ficar esperando a boa vontade do Governo Estadual em trazer o metrô para nossa cidade. A nossa proposta defendida desde o início da Campanha de aumentar o Bilhete Único de 2 para 3 horas será implantada de imediato, com a construção de corredores de ônibus, incentivo ao transporte alternativo e redução de tarifas, resolveremos nosso problema em transporte público.

Sebastião Almeida- PT

A Prefeitura tem buscado sensibilizar o Governo do Estado sobre a necessidade da ligação com o Metrô. Já apresentamos propostas à secretaria Estadual de Transportes e ao governador Geraldo Alckmin, entre elas a ligação via estação Tucuruvi, passando pela Vila Galvão e chegando ao Cecap; a outra possibilidade seria a extensão da Linha 19, que no projeto atual sai da Berrini e chega até a divisa de São Paulo com Guarulhos. O governador Alckmin prometeu estudar as duas sugestões, mas ainda não existe nada de concreto. Infelizmente essa promessa já foi feita diversas vezes e até agora nada saiu do papel.

Joel Paradella- PSTU

O metrô deve ser encarado como um direito da população, por ser um meio de transporte rápido e moderno. Não pode ser visto como um jogo de apadrinhamento político do tipo "se você me apóia, é do meu partido é mais fácil", como tenta apresentar o candidato do PSDB. Uma cidade como Guarulhos deve ter metrô e a Prefeitura deve organizar os trabalhadores para lutar e trazer o metrô para a cidade. É preciso também que as tarifas sejam acessíveis a população e que existam trens em boas quantidades e qualidades para não acontecer o que acontece em São Paulo, trens superlotados e tarifas altíssimas.

Alan Neto- DEM

Vamos quebrar a barreira imposta pela atual administração municipal ao governo do Estado devido a divergências partidárias. Guarulhos é a segunda cidade que mais contribui no Estado, mas não vemos essa riqueza se transformar em benefício da população. Por saber da importância da vinda do metrô para a cidade e o quanto isso representará em economia e qualidade de vida para os guarulhenses, trabalharei para que este projeto se concretize. Aliás, não medirei esforços para buscar verbas do Estado e do Governo Federal, pois quando se trata de trazer melhorias para a cidade, seremos apartidários.

Jovino Cândido- PV

Enquanto prefeito de Guarulhos quis resolver esta questão do metrô. Fiz contato com um grupo de chineses que estavam dispostos a investir no município. O projeto que me foi apresentado era para a construção de duas torres comerciais e, em contra partida, este grupo arcaria com os custos das obras do metrô, o que seria a 1ª PPP da região. Desapropriei a área da antiga garagem de ônibus no centro. Depois fui pessoalmente conversar com o Gov. Mário Covas expondo o projeto e saí da reunião com a garantia da extensão do metrô até a divisa com Guarulhos. *

Posso ajudar?