Política

GUARULHOS EM 10 LINHAS – No seu entendimento, o Bilhete Único, implantado há um ano e meio, foi uma iniciativa que deu certo? Como fazer para que o sistema de transportes públicos atenda a população a contento?

JOVINO CÂNDIDO – PV

Os usuários do Bilhete Único têm reclamado muito sobre o sistema implantado, especialmente em relação ao tempo de duração do bilhete. Trataremos a área de Transportes com a visão da nova lei de Mobilidade Urbana, incentivando o transporte coletivo, inclusive com subsídio tarifário. O acesso do transporte público será prioridade nos grandes centros e orientaremos a política do Bilhete Único garantindo o uso eficaz deste sistema.

CARLOS ROBERTO – PSDB

Já disse e repito: o Bilhete Único é um grande fracasso. Fiz algumas viagens de ônibus nos últimos dias para dialogar com a população e é evidente a falta de habilidade do governo atual para perceber um sério problema de infraestrutura na cidade. Em um deslocamento do terminal Pimentas até o Picanço, levamos 2h30. Ou seja, quem usou o BU se deu mal! O que deveria ser um benefício se tornou um grande transtorno. Para ter um transporte digno, é preciso diálogo com todos os envolvidos. Isso não acontece hoje. Vamos transformar a realidade e, com o apoio do governador Alckmin, trazer o trem e o metrô para Guarulhos.

EDERALDO BATISTA – PSOL

Apesar da propaganda feita pelo governo Almeida, o Bilhete Único não melhorou a vida da população que utiliza o transporte coletivo. O intervalo de tempo entre os ônibus aumentou, eles estão mais lotados, os itinerários são confusos, leva-se mais tempo de casa para o trabalho e vice e versa, aos fins de semana os ônibus desaparecem… e continuamos pagando muito caro por um transporte de tão baixa qualidade. O interesse do dono da empresa de ônibus não deve estar acima do interesse coletivo. Defendemos o retorno aos itinerários anteriores, a implantação do passe livre rumo a tarifa zero.

WAGNER FREITAS – PP

Aumentaremos o período do Bilhete de 2 para 3 horas, o transporte público será reformulado com a participação dos usuários e das cooperativas de transporte alternativo. Ao contrário da maneira implantada pela atual gestão, ineficaz, sem ouvir o usuário o "maior prejudicado". Com a construção de corredores de ônibus e uma malha viária inteligente, a mobilidade urbana será uma de nossas metas, com inteligência através de especialistas em trânsito, tiraremos Guarulhos do atraso, com um transporte eficiente, de qualidade e que atenda a real necessidade do cidadão.

SEBASTIÃO ALMEIDA – PT

O Bilhete Único beneficiou quem pega mais de uma condução por dia, gerando uma economia de cerca de R$ 3,6 mil para cada usuário desde sua implantação. O Bilhete Único é parte do processo de reestruturação do novo sistema de transportes e substituiu um modelo ultrapassado, que privilegiava vans e lotações. As mudanças incluem também a construção de modernos terminais, como os dos Pimentas, São João, Cecap e Taboão, o fim da jornada dupla do motorista-cobrador, a modernização da frota, garantido acessibilidade a deficientes físicos, e a construção de corredores exclusivos com recursos federais.

JOEL PARADELLA – PSTU

O Bilhete Único só beneficiou os grandes empresários dos transportes, para a população foi um verdadeiro caos! O que vemos são pontos lotados, demora dos ônibus e os trabalhadores têm de pegar duas conduções lotadas para andar entre os bairros. Chega de sufoco! O transporte coletivo é um direito dos trabalhadores e não um negócio! Não dá para pagarmos a alta tarifa. É preciso triplicar a frota de ônibus e romper com o monopólio das empresas privadas, defendemos a estatização de todas as empresas de transporte privadas e passagem a R$1,00. Passe-livre para os estudantes, idosos e desempregados.

ALAN NETO – DEM

Infelizmente não deu certo, tanto que se tornou uma das maiores reclamações da população, perdendo apenas para a saúde. O que houve foi uma inversão de prioridades na reestruturação do sistema de transporte público, causando insatisfação para o usuário e para os trabalhadores deste segmento. Pretendo ampliar a discussão, reunindo os envolvidos e abrir uma nova licitação para dar condições a todos, inclusive a quem trabalha no transporte alternativo, pois estes serão integrados ao sistema. Também trabalharei para oferecer uma tarifa justa e aumentar o horário de validade do Bilhete Único.

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