ALAN NETO – DEM
Valorizar o profissional da educação com uma política salarial mais adequada; melhorar a compreensão social sobre o papel dos professores e da escola; cumprir a Lei Nº 6158/06 e o Projeto de Lei Nº 023/08 de minha autoria que determinam o horário integral (7h às 19h) nas creches e escolas; criação de novas creches para acabar com o déficit de crianças aguardando vagas; ampliar ETECs e FATEC para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes; estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação.
JOVINO CÂNDIDO – PV
Guarulhos tem uma performance lamentável em Educação. Em 2011, do total de 166.796 alunos do Ensino Fundamental público, apenas 50.759 estavam em unidades municipais (30,43%). Por isso, vamos ampliar a municipalização de 1ª a 4ª Série, no primeiro momento, absorvendo mais de 30 mil alunos sob a tutela do Estado. Depois, avançaremos da 5ª a 9ª séries, nesta etapa a rede de mais de 82 mil alunos estão em escolas estaduais. Ampliaremos as vagas para creches e criaremos oportunidades no Ensino Técnico. Guarulhos teve um saldo financeiro positivo no Fundeb, em 2011, de mais de R$ 52 milhões, suficiente para melhorar a Educação.
CARLOS ROBERTO – PSDB
Guarulhos precisa melhorar com urgência a qualidade do ensino público municipal. Nossa cidade tem uma das piores notas da Educação Básica no Estado de São Paulo. Em contrapartida, os recursos repassados à Prefeitura aumentaram 500% em seis anos, totalizando mais de R$ 265 milhões somente em 2011. É muito dinheiro para um ensino tão precário. Nossa proposta é investir na melhoria da qualidade do ensino, na contratação de mais professores, na capacitação do magistério e na adequação do número de crianças por classe, conforme as diretrizes curriculares nacionais.
EDERALDO BATISTA – PSOL
Em que pese o efeito propagandístico do chamado "CEU" ele não é uma política educacional que resolve as demandas da população, pois não tem condições de atender a todos, assim acaba por criar, em tese, "ilhas de excelências", excluindo aqueles que não terão acesso. Nossa proposta é de universalizar o atendimento em educação infantil (creche e pré-escola com período integral), uma vez que cabe unicamente ao município o atendimento desse nível de educação. Toda mãe que buscar vaga para seu filho encontrá-la-á. Ter acesso a uma educação de qualidade é um direito inalienável da criança.
WAGNER FREITAS – PP
Ajustando as contas públicas, teremos verbas para investir em mais escolas, reduzindo o déficit educacional e a fila de espera, a atual administração se preocupou em fazer propaganda e autopromoção o que só gerou gastos milionários. A construção de escolas e creches é essencial, mas não podemos esquecer as unidades já existentes, educação é coisa séria, os educadores são complementos da educação familiar, não trataremos esse assunto de forma amadora. Com professores bem remunerados, reciclagem constante, trabalhando de forma planejada e eficaz, reduziremos a evasão escolar e filas de espera.
SEBASTIÃO ALMEIDA – PT
Vou construir mais 10 CEUs, além das 10 unidades que serão entregues até o fim deste ano. Isso significa que Guarulhos ganhará 20 novas piscinas públicas, 20 ginásios cobertos e 20 bibliotecas até 2016. Com a ajuda da Presidenta Dilma faremos 27 creches, que garantirão 18 mil novas vagas. E, principalmente, darei continuidade ao projeto iniciado em 2001, que elevou o número de alunos nas escolas de 24 mil para 116 mil. Quem tem um filho matriculado, sabe que hoje ele recebe uniforme, material, transporte e refeição de qualidade. Já fizemos uma revolução nessa área e vamos avançar ainda mais.
JOEL PARADELLA – PSTU
Defendemos a educação pública, gratuita e de qualidade. Vamos garantir o atendimento de todas as crianças em creches públicas. Temos um déficit de no mínimo 5.500 vagas. É preciso investir 30% do orçamento para a educação e, através de um plano de obras públicas, construir creches públicas em tempo integral e acabar com as conveniadas. Para melhorar a qualidade implementaremos a Lei Federal que prevê 1/3 de hora atividade para os professores e na Carreira aplicaremos 20h/a pelo piso do Dieese e acabaremos com a diferença salarial entre os PEIs e os PEB´s. Redução do número de alunos por sala.
*As respostas são de responsabilidade dos candidatos que têm o espaço máximo de 10 linhas, correspondente a 600 caracteres. Aqueles que enviaram os textos maiores, conforme as regras aprovadas, têm a resposta cortada na última frase.