SEBASTIÃO ALMEIDA – PT
Vou manter o Programa Ilhas Verdes, que já plantou mais de 100 mil mudas de árvores para combater as ilhas de calor na cidade. Também vou concluir a ETE Várzea do Palácio, construir unidades no Cabuçu e no Fortaleza, e fazer a interligação com o sistema metropolitano, dando continuidade ao projeto iniciado em meu governo com a entrega das ETEs São João e Bonsucesso. Isso permitirá atingir a meta de 70% de esgoto tratado até 2017, estabelecida junto ao Ministério Público. Também investirei em coleta seletiva de lixo e a região de Bonsucesso ganhará um parque e uma escola de educação ambiental.
JOEL PARADELLA – PSTU
Barrar a construção do Rodoanel que desapropria os trabalhadores e ataca nosso ecossistema. Investir e incentivar o transporte coletivo. Pela conservação de nossas reservas ambientais e fiscalização rígida com punição dos agressores do meio ambiente, como as grandes indústrias que poluem nossa atmosfera. Coleta diária de lixo com destino para os resíduos que leve a reciclagem. Tratamento de 100% do esgoto da cidade e despoluição dos rios. É uma vergonha o tratamento de apenas 35% do esgoto na cidade, o PT e os governos anteriores pouco ou nada fizeram. Essa questão deve ser priorizada.
ALAN NETO – DEM
Dar continuidade às obras das estações de tratamento de esgoto; implementar telhados verdes em espaços públicos; buscar parcerias com as demais esferas de governo para desenvolver projetos para recuperação da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais, como obras de saneamento, atividades de lazer e educação ambiental e iniciativas econômicas compatíveis com a conservação ambiental; evitar ocupações destas áreas com o aprimoramento do sistema de fiscalização e controle municipal. Além disso, fomos os primeiros candidatos a assinar a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.
JOVINO CÂNDIDO – PV
O Partido Verde tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável, ou seja, satisfazer as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. Nesse contexto, vamos trabalhar em várias frentes: estender a política de investimentos do Saae, principalmente o nível de tratamento de esgoto; ampliar os espaços verdes na cidade; promover a gestão adequada dos resíduos sólidos; adotar o conceito de cidades sustentáveis e instituir um Plano de Saneamento Municipal nos termos da Lei 11.445/2007, ampliando este conceito às áreas de limpeza urbana, energia, drenagem e manejo de águas pluviais.
CARLOS ROBERTO – PSDB
Não há como falar de Meio Ambiente sem falar em qualidade de vida para a população. Uma das prioridades é ter 100% de esgoto tratado. A propaganda oficial fala que, ao final de 2012, 73% de esgoto coletado na cidade será tratado. Já estamos em agosto e com números pífios. A Prefeitura não trata nem 40% do esgoto. É preciso realizar todos os esforços para acelerar a implantação do sistema de tratamento do esgoto e contribuir na mitigação do elevado impacto ambiental sobre os recursos hídricos do município. Precisamos também avançar na ampliação da cobertura do esgotamento sanitário que é praticamente inexistente em regiões importantes.
EDERALDO BATISTA – PSOL
Guarulhos está entre as cidades que mais polui o rio Tietê, pois não trata todo seu esgoto e não recolhe adequadamente seu lixo. Implantar efetivamente a coleta seletiva do lixo e construção de usinas de reciclagem. Despoluir e revitalizar nossos córregos, coletar e tratar nosso esgoto são compromissos que protegem o meio ambiente e nossa população. A obra do Rodoanel está no marco das mega-obras que pouco ou nada ajudam na vida da população. Atinge o meio ambiente, desmatando e poluindo, e a população que se encontra no traçado da construção.
WAGNER FREITAS – PP
Programas de sustentabilidade, bem como postos de coleta seletiva, serão intensificados. ONG`s com foco na sustentabilidade e meio ambiente terão incentivos públicos para que seus projetos saiam do papel. Com aval da Prefeitura e através de convênios com a iniciativa privada diversas frentes nesse setor serão desenvolvidas. Levaremos a questão do meio ambiente às escolas municipais, introduzindo desde cedo a educação ambiental e sustentabilidade em nossas crianças, formando cidadãos com consciência e respeito ao meio ambiente.