CARLOS ROBERTO – PSDB
A reestruturação do sistema do transporte público e o Bilhete Único são um grande fracasso. Hoje, os passageiros sofrem com o aumento do tempo de viagem e os desconfortos das baldeações em terminais sem estrutura de serviços mínimos, como banheiros e bebedouros. Vamos trabalhar para que a população tenha um transporte digno, mantendo parcerias e um diálogo aberto com todos os envolvidos na prestação do serviço. Com o apoio do governador Geraldo Alckmin, tenho certeza de que nos próximos anos Guarulhos viverá outra realidade na área da mobilidade urbana. Após anos de atraso, o trem e o metrô serão uma realidade.
EDERALDO BATISTA – PSOL
Queremos deixar claro que nosso partido, o PSOL, e o nosso governo têm lado. Na briga entre os donos de empresas de ônibus e usuários estamos do lado dos usuários. Isso é fundamental para definir que política será implantada no transporte público. Não dá para garantir o lucro dos donos das empresas e atender a população com qualidade e tarifa baixa, haja vista a lambança que foi a implantação do Bilhete Único na cidade. Propomos uma consulta popular sobre o passe livre (idosos, gestantes, estudantes, portadores de necessidades especiais e desempregados) e a tarifa zero.
WAGNER FREITAS – PP
Essa será a nossa prioridade. Com o boom imobiliário dos últimos anos e o abandono deixado pela atual administração, nossa cidade ficou a mercê do caos no trânsito. Estamos envelhecendo no trânsito, nossas empresas não conseguem escoar suas produções, perdemos tempo precioso que poderíamos estar com a nossa família. Construiremos um novo trevo no Bonsucesso, os grandes corredores serão alargados, o transporte público será repensado com a participação e ouvindo o usuário, construiremos a entrada de Guarulhos, atualmente entramos na cidade por dentro de um posto de gasolina, isso é inadmissível.
SEBASTIÃO ALMEIDA – PT
A área de Transportes foi reestruturada em meu governo. Implantamos o Bilhete Único, que gera economia ao usuário, modernizamos a frota de ônibus, hoje uma das mais novas do país e com 92% dos veículos adaptados aos deficientes, e entregamos modernos terminais nos Pimentas, São João, Cecap e Taboão – este último em parceria com a EMTU. Quero concluir a integração do Bilhete Único com os ônibus de São Paulo, construir mais terminais e investir em corredores de ônibus e ciclovias. Já temos recursos federais para obras no Trevo de Bonsucesso, e nas avenidas Juscelino Kubitschek e Monteiro Lobato.
JOEL PARADELLA – PSTU
Chega de sufoco! Em Guarulhos o povo pobre é esmagado todos os dias dentro dos coletivos. O transporte coletivo é um direito dos trabalhadores e não um negócio! Não dá para pagarmos a alta tarifa. É preciso triplicar a frota de ônibus e romper com o monopólio das empresas privadas, defendemos a estatização de todas as empresas de transporte privadas e passagem a R$1,00. Passe-livre para todos os estudantes, idosos e desempregados e adaptação de toda a frota para portadores de necessidades especiais e idosos. É preciso construir a malha ferroviária e lutar para a construção do Metrô.
ALAN NETO – DEM
Temos uma série de propostas, como a revisão do Bilhete Único do município, que é criação minha, mas foi apropriado pela atual administração. Reestruturar a rede de linhas de transporte coletivo e alternativo, visando maior racionalização e eficiência, respeitando a atuação de vans e lotações; readequar o trevo de Bonsucesso; implantar projeto já aprovado para melhorias no transito da Juscelino e Estrada de Nazaré; melhorar o acesso à Vila Galvão e criação de um portal de entrada; atuar para garantir extensão da linha do metro para Guarulhos; e a revisão de toda a estrutura de táxis da cidade.
JOVINO CÂNDIDO – PV
Nossa frota cresceu 139,52%, entre 2001 e junho de 2012. A frota atual de automóveis (338.962 unidades) cresceu 117,63% e de motos (66.421), 419,03%. Então, é imprescindível tratar a área de Transportes com a visão da nova lei de Mobilidade Urbana. Vamos incentivar o transporte coletivo, inclusive com subsídio tarifário; reorganizar o traçado urbano para privilegiar corredores de ônibus, ciclovias, estacionamentos e disciplinar melhor o tráfego de cargas. O acesso do transporte público será prioridade nos grandes centros e orientaremos a política do Bilhete Único garantindo o uso deste sistema.*
*As respostas são de responsabilidade dos candidatos que têm o espaço máximo de 10 linhas, correspondente a 600 caracteres. Aqueles que enviaram os textos maiores, conforme as regras aprovadas, têm a resposta cortada na última frase.