Guarulhos enfrenta hoje a cidade mexicana de Tijuana, durante mais uma edição do “Dia do Desafio”, competição lúdica entre municípios de países diferentes, promovida nas Américas pelo Sesc São Paulo.
Com origem no Canadá, o Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira de maio. O objetivo é colocar o maior número de pessoas possível para se movimentar, praticar atividades físicas e descobrir novas emoções.
Durante todo o dia, serão computadas as atividades com, no mínimo, 15 minutos ininterruptos. As pessoas não precisam estar vinculadas às associações, clubes ou agremiações para participarem. “O importante desse evento nem é tanto a competição em si, mas é a pessoa se conscientizar da necessidade de uma atividade física”, diz Sandra Valentim, coordenadora do Dia do Desafio em Guarulhos.
Em 2010, o município competiu com Manaus, capital do Amazonas, e a também mexicana Monterrey, quando foi registrada a participação de 308.535 pessoas, que representam aproximadamente 25% da população guarulhense. Mas, apesar da grande adesão da cidade, o município perdeu para os dois. concorrentes.
Os números de 2010, porém, revelaram um crescimento na particição em relação ao ano anterior, quando 161.185 pessoas registraram atividade física. “A expectativa é que nesse ano mais gente participe”, continua Sandra.
Para aumentar a adesão do guarulhense, a Secretaria de Esportes preparou várias atividades como uma tirolesa e rapel em plena rua Dom Pedro II, com apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e um “flash mob” surpresa (aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada) em uma escola.
Segundo a Secretaria , mais de 400 entidades, entre clubes, agremiações, escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições de ensino superior participarão do Dia do Desafio. Quem fizer sua atividade individualmente e quiser computar sua adesão à competição deve ligar durante todo o dia, até às 19h30, para 2087-6870.