Cidades

Guarulhos entra na disputa para sediar projeto inovador de mobilidade

Guarulhos concorre com mais três cidades do Brasil para sediar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) do projeto de mobilidade urbana Hyperloop. A notícia foi divulgada para 20 empresários da cidade em um encontro no Hotel Monaco, na região Central. A principio os estudos são para transporte de cargas.
 
Trata-se de uma capsula com levitação magnética, parecida com um avião sem asas, que pode atingir a velocidade de 1.200 km/h. Segundo estudos paresentados seria possivel percorrer o trajeto de São paulo ao Rio de Janeiro  em 22 minutos e São paulo a Belo Horizonte em 50 minutos.
 
Os estudos para o projeto no Brasil começaram em agosto e seguem até o primeiro trimestre de 2018 quando será divulgada a cidade escolhida para receber o (CDP).
 
Atualmente o projeto está em estágio avançado em Abu Dabi, Capital dos Emirados Árabes Unidos e existem sete paises onde o Hyperloop pode ser viabilizado.
 
A capsula percorre dentro de um tubo, acima de trilhos magnéticos e funciona atraves de energia solar. Segundo a empresa responsável o funcionamento do Hyperloop pode gerar até 15% de energia consumida, podendo oferecer as cidade a possibilidade de fornecimento de energia.
 
Para que o CDP seja implantado na cidade é preciso o invetimento de 6 milhões de dolares que devem ser complementados pela empresa para o total de 13 milhões de dolares. O projeto deve empregar 90 engenheiros nos primeiros 3 anos de pesquisa.
 
Com o Hyperloop a cidade deve ter geração de emprego e reda, desenvolvimento tecnológico e retorno de investimento de cerca de 150% do valor investido. Para isso seriam usadas apenas verbas privadas. 
 

Posso ajudar?