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Guarulhos entrega licenças para Metrô na cidade; Estado não se compromete com prazos

Foto: Paulo Manso/GuarulhosWeb

Menos de duas semanas após afirmar, em entrevista à Rede Globo, que a Linha Verde chegaria a Guarulhos em 2028, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 31/8, no CEU Continental, disse não ter prazo para entregar as estações do Metrô na cidade.

Baldy veio a Guarulhos para receber, das mãos do prefeito Guti, a licença para autorização dos projetos de extensão do trajeto, que atualmente vai até a Vila Prudente e tem obras em andamento para a expansão até o Metrô Penha.

“Qual o prazo para ser realizado? Eu tenho a palavra do governador João Doria. Estamos promovendo a deliberação para que o Metrô possa prosseguir com o projeto. Não são projetos que vamos iniciar hoje e teremos em 30, 60 ou 90 dias a licitação. Nós desenvolveremos as desapropriações”, disse Baldy.

Foto: Paulo Manso/GuarulhosWeb

Apesar de frustrar o guarulhense que esperava uma confirmação em relação ao prazo, Baldy foi enfático ao confirmar que, desta vez, o transporte sobre trilhos chegaria ao 2º maior município do Estado. “As próximas linhas que o Metrô de São Paulo vai construir serão a 19- Celeste e a 20-Rosa”, garantiu.

Sobre os projetos

A Linha 2-Verde terá, em Guarulhos, as estações Ponte Grande e Dutra, onde haverá baldeação com a Linha 19-Celeste. Esta, um projeto novo, prevê outras quatro paradas na cidade: Itapegica, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia.

Foto: Paulo Manso/GuarulhosWeb

Somadas, as duas linhas devem valer um investimento de cerca de R$ 8 bilhões em Guarulhos. O Estado busca parceiros na iniciativa privada para apressar o início das obras. Contudo, caso não consiga, a própria administração deve custear o projeto.

Público atendido e economia de tempo

A extensão da Linha Verde vai beneficiar 389 mil pessoas. Para tal cálculo, porém, o Metrô leva em consideração também as paradas Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire (próximo à divisa com o Jardim Munhoz, na região da Ponte Grande). Há, inclusive, a previsão de baldeações na Estação Tiquatira para as Linhas 12 – Safira e 13 – Jade, com ligação ao Aeroporto de Guarulhos.

Na futura linha que atenderá o Bosque Maia, a grande mudança está na economia de tempo. O cidadão que se desloca da região central da cidade ao Anhagabaú leva, em média, 90 minutos no trajeto. O Metrô prevê uma redução do tempo previsto para 30 minutos apenas.

A rota, totalmente subterrânea, terá quase 18 quilômetros de extensão, com 15 estações. Serão criadas ligações com as linhas Azul, Verde, Vermelha, Turquesa, Coral e Jade. A demanda esperada é de 630 mil passageiros nos dias úteis.

Ceticismo guarulhense

Foto: Paulo Manso/GuarulhosWeb

Calejado em relação às promessas do Metrô em Guarulhos, o morador da cidade, conforme mostrado pelo GuarulhosWeb, escuta, há quase 50 anos, notícias sobre o transporte na cidade. Durante a coletiva, o próprio prefeito Guti brincou com a novela, mas ressaltou a importância do primeiro passo. “Esse pontapé inicial é extremamente importante e a gente sabe que vocês (Estado) vão se esforçar ao máximo. Agora acredito que essas burocracias serão vencidas para que, enfim, a gente tenha o Metrô em solo guarulhense”, enfatizou o prefeito ao entregar as licenças às autoridades.

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