Variedades

Guarulhos entrega Prêmio de Literatura aos melhores escritores do ano

Os guarulhenses conheceram no último sábado, dia 4, no Espaço Novo Mundo – Livraria Nobel do Jardim Maia, os vencedores do Prêmio Guarulhos de Literatura 2017, a primeira premiação de iniciativa privada dedicada ao tema na cidade. Foram inscritas 53 obras no começo do certame, em fevereiro, e destas quatro foram premiadas. 
 
O Informante, do delegado Alexandre Cavaleiro Gargano, publicado pela Cultural Cavalheiro, venceu na categoria Livro do Ano. A jornalista Karla Maria destacou-se como Escritora Revelação com a obra Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora. O professor César Magalhães Borges, autor do livro Dicionírico, Editora Pasavento, venceu na categoria Escritor do Ano. Por fim, o livro Instruções para Lavar a Alma, de Clara Baccarin, venceu como melhor Livro de Poesia.
 
A entrega aconteceu com casa cheia e contou com a presença de membros da Academia Guarulhense de Letras (AGL), autores renomados da cidade como Guilhermina Helfstein e Castelo Hanssen, que concorriam ao prêmio com a obra Guarulhos, Trajetória Cultural.
Segundo o escritor Auriel Filho, idealizador do prêmio, a cidade de Guarulhos conta hoje com cerca de 200 autores que estão espalhados por diversas regiões da cidade. “Um prêmio desses valoriza os nossos autores e os incentiva a produzirem mais”, disse em seu discurso na noite da premiação. 
 
Mais tarde, em entrevista ao GuarulhosWeb, disse que a cidade pode sim respirar literatura. “Precisamos também de ações governamentais como o Salão do Livro, a Feira Literária e prêmios como este”. Autor de cinco livros, Auriel já articula o prêmio de 2018. 
 
“Como é um prêmio que depende apenas da iniciativa privada, nós já fechamos alguns patrocinadores, que são o Grupo Marconi e a Padaria Favos d’Mel”, afirmou o escritor. Além dos troféus desenhados pelo artista Carlos Otero, os vencedores ganharam importâncias em dinheiro que variavam entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
 
O Prêmio Guarulhos de Literatura teve dois patronos: os escritores Isabel Borazanian e Eraldo Mirando.
 

Posso ajudar?