Guarulhos tem uma relação de turistas por habitante maior que a média nacional. Na cidade são 35 turistas/habitante contra 26 da média do país. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Mario Petrocchi Consultoria – empresa que tem assessorado a Prefeitura na elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).
"A cidade também mostrou potencial turístico acima de sete estados da federação", afirmou o consultor da empresa, Mário Petrocchi, durante a visita da técnica do Ministério do Turismo, Miranice Lima Santos, na última terça-feira.
A visita teve como objetivo a finalização do PDITS que é uma exigência às cidades participantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) mantido pelo ministério. O projeto traça ações para o Turismo local nos próximos dez anos e deverá ser apresentado em sua versão final para a população em audiência pública em novembro.
"O município está cumprindo bem todas as etapas do plano, tendo inclusive pedido a participação da equipe técnica do Ministério em todas elas", avaliou Miranice. Para ela, Guarulhos está preocupada em desenvolver o setor e nada melhor do que começar pelo planejamento a curto, médio e longo prazo, e o plano poderá fornecer estes subsídios.
Já Petrocchi destacou o fato de o plano ter característica de ser integrado com as outras ações do governo municipal. "Trata-se de um projeto sustentável que contribuirá com o desenvolvimento de Guarulhos", avaliou o consultor.