A qualidade do ar em Guarulhos foi classificada como “muito ruim” nesta terça-feira (10) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Em nota ao GWeb, a agência informou que a situação se dá principalmente pela concentração de materiais particulados na atmosfera, como poeiras, fuligens e fumaças, que ficam suspensas no ar devido ao seu tamanho minúsculo.
Na Região Metropolitana de São Paulo e na capital, sete estações de monitoramento da CETESB estão com a qualidade “muito ruim”; 13 estações estão com a qualidade “ruim”, e quatro outras com qualidade “moderada”.
“O estado São Paulo está sob influência de diversos focos de queimada, situação agravada pelas condições meteorológicas com a atuação de uma massa de ar quente, seco e estável com ventos fracos e calmaria durante a noite e madrugada, além de ausência de chuvas, o que dificulta a dispersão dos poluentes”, informou a CETESB ao GWeb. A agência recomendou ainda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre e que reforcem a hidratação.
Sede da CETESB FOTO: Divulgação
Massa de ar seco
A onda de calor que atinge o Brasil continua trazendo consequências preocupantes e agravando o período de seca em várias regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar para esta terça-feira (10) deve atingir níveis críticos, variando entre 30% e 20% em diversas partes do país, incluido São Paulo. Esse índice está muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere um nível de 60% para garantir o bem-estar e a saúde da população.
Além do desconforto gerado pelas temperaturas elevadas, a baixa umidade aumenta o risco de problemas respiratórios, desidratação e complicações para grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Previsão para os próximos dias em Guarulhos
Terça-feira (10)
Temperatura mínima: 18°C
Temperatura máxima: 32°C
Umidade mínima: 15%
Quarta-feira (11)
Temperatura mínima: 19°C
Temperatura máxima: 33°C
Umidade mínima: 20%
Quinta-feira (12)
Temperatura mínima: 19°C
Temperatura máxima: 35°C
Umidade mínima: 20%
Sexta-feira (13)
Temperatura mínima: 19°C
Temperatura máxima: 36°C
Umidade mínima: 20%
Especialistas ouvidos pelo GWeb recomendam que a população redobre os cuidados com a saúde, mantendo-se hidratada, evitando a exposição prolongada ao sol e buscando ambientes mais úmidos sempre que possível. O uso de umidificadores de ar, toalhas molhadas em ambientes fechados e a ingestão constante de água são medidas que podem amenizar os efeitos dessa condição climática extrema. Veja abaixo outras dicas para lidar com o período.
Cuidados durante o período de baixa umidade
Umidade entre 30% a 20%
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
- Beber bastante água.
Umidade entre 20% a 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Umidade abaixo dos 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências, entre outras;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre as 10h e 16h;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente, quarto de crianças.