Os 115 mil alunos da rede municipal de ensino continuarão sem participar do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) neste ano. A Secretaria Municipal de Educação confirma que os estudantes não participarão da avaliação estadual que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro.
As prefeituras têm até 20 de julho para manifestar interesse de participar do Saresp. De acordo com a pasta municipal, os alunos da rede farão a Provinha Brasil, do Governo Federal. A secretaria afirma que a avaliação dos estudantes ocorre pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.
Para o líder da Oposição na Câmara Municipal, vereador Geraldo Celestino (PSDB), Guarulhos deveria participar do Saresp como os demais municípios. "Se o secretário de Educação (Moacir de Souza) se acha tão competente, deveria deixar os alunos participarem das provas e mostrar que o município avançou", diz. Ele sugere que a Prefeitura teme que os alunos não consigam boas notas no Saresp.