Guarulhos agora se junta ao seleto grupo das cidades da RMSP com 100% de LED. Já figuravam na lista municípios de menor territorialidade como Arujá, Carapicuíba, Santana do Parnaíba e São Caetano do Sul.
O feito de Guti, no entanto, ganha ainda mais destaque quando se analisam as vastas proporções do parque de iluminação pública da cidade. Para efeito de comparação, Arujá, também com 100% de iluminação em LED, possui aproximadamente 10.000 lâmpadas, enquanto Guarulhos ultrapassa a marca de 73.000.
Além disso, o município também surpreende ao superar as expectativas, uma vez que a meta original era concluir a transição até 2024.
A antecipação do prazo evidencia o comprometimento da administração municipal em proporcionar não apenas avanços urbanos, mas também em promover um modelos mais sustentáveis para o futuro de Guarulhos.
Ilumina GRU
O programa Ilumina GRU é fruto de uma parceria público-privada celebrada em março deste ano. O Consórcio Guarulhos Luz, que realizou a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por LED, é também responsável pelas operações, expansões e avanços tecnológicos que porventura surjam ao longo dos próximos 30 anos, período previsto no contrato assinado com a Prefeitura.
Além da economia proporcionada pelas lâmpadas LED, a iniciativa também visa proporcionar uma gestão mais eficiente da iluminação pública. Todos os mais de 70 mil pontos de iluminação são monitorados por técnicos no Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo maior segurança e rapidez nas manutenções necessárias.
Para os munícipes que eventualmente identificarem problemas na iluminação pública, a Prefeitura disponibiliza uma central de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. As reclamações e solicitações de reparos podem ser feitas por meio do telefone 0800-580-2697.