O Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque City Las Vegas ganhará um Núcleo de Referência da População Indígena durante a 4ª edição do Encontro de Educação Ambiental, que ocorre dos dias 8 a 14 de agosto em vários equipamentos da cidade, onde acontecerão oficinas, palestras, apresentações culturais e encontros indígenas.
O local terá uma sala especial para exibições de documentários, oficinas, palestras, exposições, saraus, cursos e debates sobre a preservação e inclusão das sociedades nativas. Planeja-se, também, a construção de uma oca dentro do parque respeitando o tamanho e as demarcações indígenas, onde acontecerão danças e rituais. A ideia é que o espaço seja utilizado para a preservação das tradições e a integração das manifestações culturais indígenas.
De acordo com o gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Roberto Marcondes, o núcleo acrescentará à história de Guarulhos muito do que os índios construíram aqui. "A proposta de divulgar e integrar a cultura indígena com a comunidade da cidade conscientizará ainda mais a nossa sociedade de que temos raízes indígenas", afirma.
Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), Guarulhos conta com uma população de mais de 300 indígenas de várias etnias (Pankararu, Pankararú, Tupi-guarani, Terena, entre outras) vivendo em vários bairros.
Programação da ª Semana e 4º Encontro dos Povos Indígenas
08/08
Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo)
A partir das 8h – Abertura 2ª Semana dos Povos Indígenas: com palestra "A pergunta errada: o que você vai ser quando crescer? Educação da criança nas sociedades indígenas", ministrada pelo escritor indígena Daniel Munduruku e um trecho do espetáculo "Navio", dirigido por Toni Moreno e Marla OHara, com a participação da orquestra Pimentinhas, alunos do curso de música, arte-educadores e educadores da rede municipal
09 e 10/08
Centro de Educação Ambiental – CEA City Las Vegas (Rua Reinaldo Cesár de Oliveira, s/nº – Jardim City).
Oficinas de Cultura Indígena na Escola, com o grupo indígena multiétnico Associação Arte Nativa.
10/08
Anfiteatro do CEU Ponte Alta (Rua Mato das Cobras, s/nº – Ponte Alta)
Espetáculo Lendas e Mitos dos Povos Indígenas, com os contadores de história Thayame Porto, Adriana Bernardo e Edmilson Avilla.
13/08
Centro de Educação Ambiental – CEA City Las Vegas
9h – Encontro dos Povos Indígenas com roda de conversas
14/08
Tenda Gilmar Lopes (Avenida Paulo Faccini, s/nº, Jardim Bosque Maia)
14h às 16 h – Abertura oficial do evento com a socialização de experiências de diversas aldeias e atividades diversificadas sobre a temática
Exposição
No período de 16 a 31 de agosto, ocorrerão exposições e apresentações culturais indígenas no Shopping Internacional (rodovia Presidente Dutra, km-230, Itapegica).
Nos demais dias as oficinas e rodas de conversas e contos acontecerão nas Escolas da Prefeitura Carlos Drummond de Andrade (Cidade Seródio), Felício Marcondes (Jardim São Ricardo) e Padre João Álvares (Vila das Palmeiras).