Isso dá uma média de 14 novos dirigentes de empresas a cada dia ou 434 por mês, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
E o ano de 2011 começou com perspectiva de superar a média mensal do ano passado. Somente em janeiro, o Sebrae registrou 459 novas inscrições de empreendedores individuais.
A grande quantidade de donos de negócios é bem vista pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Daniele Pestelli, que compara o crescimento com a situação de Vêneto, região nordeste da Itália. "Lá é uma região com 5 mil habitantes e 600 empresas, o que dá uma média de uma empresa para cada sete habitantes", compara.
Segundo Pestelli, o crescimento é um sinal positivo. "Isso tende a crescer ainda mais. No futuro, todos estarão empreendendo e o emprego tende a acabar, pois é um rito repetitivo, enquanto quando se tem um negócio, você se dedica com paixão a aquilo", define.
Apesar do número crescente em Guarulhos, se comparado com os números de todo o Estado de São Paulo, considerando que o município tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) depois da Capital, a cidade ainda tem um índice de representatividade empresarial reduzido.
Das 159.932 inscrições de novos empresários individuais registradas em todo o Estado, Guarulhos aparece com apenas 3,25% deste total, com seus 5.211 em 2010.
Visto por este lado, Pestelli afirma que a cidade tem muito mais potencial. "É um número baixo. Ainda é pouco diante da quantidade produtiva que a cidade oferece. Temos muito espaço aqui", diz.
Somente em janeiro, São Paulo registrou 7.221 inscrições, sendo apenas 459 do município. Em todo o território nacional, são 81.620 novos empreendedores no primeiro mês do ano, um aumento próximo de 200% ante aos 27.656 constatados no mesmo período de 2010.
Para a analista de atendimento individual do Sebrae, Ivana Lima, os resultados são motivados principalmente pela propaganda ‘boca a boca entre os empresários já formalizados.
Serviço:
A unidade do Sebrae em Guarulhos fica localizada na avenida Esperança, n° 176, no Centro. Informações: 2440-1009