Variedades

Guarulhos garante sucesso de evento pré-carnavalesco Banda Bicha sem gastar dinheiro público

Guarulhos assistiu no último sábado um grande evento de pré-carnaval, que reuniu mais de 100 mil pessoas na avenida Paulo Faccini, com a passagem do bloco Banda Bicha, animado pela cantora Cláudia Leitte. O evento, que não teve uso de dinheiro público por parte da prefeitura, foi todo custeado pelos organizadores da iniciativa privada.  Ao longo de 1.800 metros da avenida Paulo Faccini, do ponto de partida ao lado do Adamastor até a dispersão no Bosque Maia, o cortejo seguiu sem intercorrências e cumpriu todo o planejamento de liberação e limpeza das vias no tempo programado.

“É sempre importante enfatizar que não há investimento de recursos públicos nos eventos de carnaval realizados em Guarulhos. No caso da Banda Bicha, que há 46 anos anima a cidade, o cachê da cantora Claudia Leitte foi pago com recursos privados, que competem única e exclusivamente àqueles que organizaram o evento”, observou o prefeito Guti.
De acordo com os organizadores, um público estimado em 180 mil pessoas circulou pelas vias durante o cortejo. O vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, destacou o preparo estrutural e logístico de Guarulhos como um diferencial para o recebimento de uma parada de grande porte como é o desfile da Banda Bicha.

“Quando pensamos em um evento que reúne multidão com mais de 100 mil pessoas, torna-se muito claro que a cidade está preparada para fazer adequações como as que foram feitas, como o desvio de vias, o fechamento e a abertura gradual de ruas e o apoio operacional para garantir a segurança dos foliões e a realização dessa festa grandiosa”, observou Professor Jesus.

Claudia Leitte passou a comandar a festa no trio elétrico logo após as 15h. Carismática, ela convidou os foliões a erguer os braços, espantar as energias ruins e abraçar as pessoas próximas. “Esse carnaval é todo de vocês e eu estou aqui para servi-los. Espero que possamos ser muito felizes nesta tarde”, disse.  A cantora lembrou da abertura do carnaval na cidade em 2020, que aconteceu pouco antes da pandemia de covid-19, que suspendeu o evento em todo o país ao longo dos dois últimos anos. “Depois de todo esse tempo meu carnaval está começando oficialmente hoje, aqui com vocês”.

Sem intercorrências

A integração e a ostensiva presença das forças de segurança, envolvendo as polícias civil e militar, a rodoviária federal e a Guarda Civil Municipal, garantiram que não houvesse ocorrências durante a passagem da banda Bicha. Não houve o registro de furtos, roubos ou outros tipos de delitos comuns em grandes concentrações de pessoas. Já em atendimentos prestados pelo Samu, ocorrências de baixa gravidade foram registradas e encaminhadas rapidamente ao HMU, à Policlínica Paraventi e ao Hospital Bom Clima.

Para o secretário de Governo, Edmilson Americano, a Prefeitura de Guarulhos atuou de forma eficiente para que a cidade pudesse, mais uma vez, abrigar o desfile da Banda Bicha. “As equipes das secretarias demonstraram muita organização, garra, determinação e disciplina. As demais parcerias, decisivas para que pudéssemos realizar mais um evento de grande sucesso, também garantiram um acontecimento que gera excelente retorno ao comércio local, dá grande visibilidade ao município e tem enorme potencial para atrair investimentos ao turismo da cidade”, comemorou.

Trânsito

Em virtude da passagem do bloco de carnaval Banda Bicha, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos disponibilizou no sábado (11) uma grande infraestrutura, entre efetivo e equipamentos, para garantir a fluidez no trânsito e facilitar o deslocamento dos munícipes. A pasta precisou alterar o itinerário de 40 linhas de ônibus, que atendem 70 mil usuários.

Durante o evento 56 agentes foram disponibilizados para o apoio ao trânsito, além de dois técnicos semafóricos e quatro auxiliares operacionais. Entre os materiais utilizados pelas equipes estiveram 170 cavaletes, 40 cones de sinalização, três caminhões semafóricos, 40 faixas informativas, cinco painéis informativos móveis e outros cinco fixos.

Além do fechamento de 47 vias – entre ruas e avenidas – da região central, foram realizadas intervenções em sete semáforos, procedimentos que contaram com o auxílio da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos.

“Disponibilizamos todo o nosso efetivo para organizar o trânsito da cidade. Houve o envolvimento de todos, desde o secretário às equipes que estavam nas ruas. Nosso trabalho começou na sexta-feira (10) e prosseguiu durante todo o sábado”, explicou o titular da STMU, Luigi Lazzuri Neto.

Por volta das 19h30, tanto o viaduto Cidade de Guarulhos quanto o cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes estavam completamente liberados nos dois sentidos. Com a dispersão total dos foliões e a liberação do último trecho da Paulo Faccini, o bloco da Banda Bicha foi encerrado por volta de 21h.

Posso ajudar?