Os valores discrepantes podem ser facilmente verificados em uma consulta aos diários oficiais dos dois municípios, referentes a compras realizadas no início deste ano.
Em São Paulo, até o ano passado um kit de material contava com 41 itens. Mas, neste ano, o petista Fernando Haddad, entrega apenas 22 a cada aluno. A justificativa dada pela Secretaria Municipal de Educação paulistana é que, ao entregar todo o material de uma só vez, não havia garantia alguma que eles durassem até o final do ano letivo, já que ocorreria desperdício por parte dos estudantes. Desta forma, ao longo do ano, as crianças terão acesso a materiais complementares que ficarão nas escolas.
Mas o fato de Guarulhos gastar bem mais pode ir além. Apesar das duas maiores cidades do Estado serem administradas pelo PT, o caminho das compras adotado por cada uma delas foi bem diferente. Enquanto a prefeitura paulistana aderiu Registro de Preços Nacionais, um sistema de licitação único promovido pelo Ministério da Educação, a administração de Sebastião Almeida (PT) preferiu ir às compras por conta própria, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos que – desde o ano passado – centraliza as compras da Prefeitura.
A empresa que forneceu os kits escolares para a Prefeitura de São Paulo foi a Brink Mobil Equipamentos Educacionais Ltda, que venceu a licitação ao apresentar, por meio do Registro Nacional, os melhores preços. No entanto, o mesmo fornecedor integra o “Consórcio Progresso”, formado em parceria com a Ômega Paper Indústria, Comércio e Serviços Ltda para vender para a Prefeitura de Guarulhos.
Se Almeida aderisse ao Registro Nacional do MEC e gastasse o mesmo preço da administração paulistana, em vez de adquirir 531 mil kits, com os R$ 27,3 milhões empenhados seria possível comprar 1.610.620 kits. Ou seja, três vezes mais.
Leia mais:
Guarulhos gasta três vezes mais que SP em kits de material escolar
Diferenças de preços são gritantes
Ata pública garantiu economia a estados e municípios
OUTRO LADO – Prefeitura de Guarulhos não responde ao GuarulhosWeb