Um dos 14 primeiros municípios do Brasil a implantar o Consultório de Rua do SUS, Guarulhos é o único até o momento que desenvolverá o projeto por meio de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e Cidadania. O Consultório de Rua do SUS tem por objetivo o atendimento da população que vive na rua em situação de vulnerabilidade, especialmente os usuários de álcool e drogas.
A assistência será realizada a partir de hojepor uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social, além de agentes de proteção social e educadores sociais. Eles se deslocarão até os pontos pré-estabelecidos por meio de uma van, que funcionará como base móvel para as ações do Consultório de Rua.
Além de oferecer assistência integral às pessoas em situação de vulnerabilidade, como ações de promoção, prevenção e cuidados básicos em saúde, o projeto faz parte de uma política estratégica de enfrentamento ao uso de álcool e drogas, especialmente o crack, por populações que vivem ou circulam nas ruas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.
Para tanto, o primeiro passo para a implantação do projeto no município foi a identificação da população de rua, trabalho que apontou a existência de aproximadamente 250 pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade em todo o centro expandido da cidade.